Revista Instrumento
RESUMO
PÔSTER

Palavras-chave

Periódico
Gestão editorial
Colégio de Aplicação

Como Citar

BATISTA, Deniele Pereira; RODRIGUES, Andreia Souza Ribeiro; MATHIAS, Érika Kelmer; OLIVEIRA, Ana Carolina de Souza Caetano. Revista Instrumento: avanços e desafios atuais. Encontro Nacional de Portais de Periódicos, Campinas, SP, v. 2, n. 00, p. e019007, 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/enapp/article/view/1542. Acesso em: 3 jul. 2024.

Resumo

A Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação é um periódico do Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Editada desde 1999, tem o objetivo de divulgar trabalhos acadêmicos na área de Educação que contribuam com a formação e a prática de professores das diversas áreas do conhecimento. Em 2016, à revista foi atribuído o Qualis B2 em Educação. O corolário dessa conquista é fruto do empenho profissional de professores e técnicos administrativos (TAEs) do Colégio. A manutenção e ampliação desse reconhecimento é o desafio de cada dia da Equipe Editorial. Tendo os seus membros renovados em 2017, a atual equipe já obteve avanços importantes, tais como: efetivação do fluxo editorial pelo Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (OJS); ampliação de três para oito bases de indexação e buscadores; utilização do OJS3 (versão 3.1); reformulação da Política Editorial; recuperação da periodicidade de suas publicações; criação de banco de dados eletrônico de pareceristas ad hoc; parceria com professores de inglês e espanhol do Colégio para o trabalho de revisão textual dos resumos em língua estrangeira; participação efetiva no Portal de Periódicos da UFJF, o que propiciou à revista a obtenção do DOI (Digital Object Identifier); criação de novo design gráfico consoante à realidade atual da revista de publicação somente no formato on-line. Na perspectiva de manter o reconhecimento que a revista desfruta atualmente no campo educacional, os avanços mencionados trazem consigo novos desafios, que têm movido a Equipe Editorial: otimização da gestão do fluxo editorial, de modo a garantir maior tempo de exposição dos artigos; aumento do número de publicações anuais; ampliação das publicações internacionais; adoção do sistema de publicação contínua; incorporação do trabalho dos editores na carga horária dos professores e TAEs que compõem a Equipe Editorial da revista; ampliar e fortalecer a equipe técnica com bolsistas e estagiários, de modo que as etapas de edição, editoração e publicação dos artigos possam ser feitas internamente, de forma autônoma. Apesar de a Instrumento se destacar em sua missão de contribuir com o debate sobre Educação, importa registrar o fato de que não é vinculada a nenhum programa de Pós-Graduação, o que contribui para certa carência de recursos materiais e financeiros.

RESUMO
PÔSTER

Referências

FEPAE. Relatório sobre Encontro dos Editores de Periódicos ligados ao FEPAE Sudeste. 2017. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/relatorio_reuniao_fepae_sudeste_2017_n.pdf. Acesso em: 25 jun. 2019.

Downloads

Não há dados estatísticos.