Revista Instrumento

avanços e desafios atuais

Autores

  • Deniele Pereira Batista Universidade Federal de Juiz de Fora https://orcid.org/0000-0001-7159-0106
  • Andreia Souza Ribeiro Rodrigues Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Érika Kelmer Mathias Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Ana Carolina de Souza Caetano Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Periódico, Gestão editorial, Colégio de Aplicação

Resumo

A Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação é um periódico do Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Editada desde 1999, tem o objetivo de divulgar trabalhos acadêmicos na área de Educação que contribuam com a formação e a prática de professores das diversas áreas do conhecimento. Em 2016, à revista foi atribuído o Qualis B2 em Educação. O corolário dessa conquista é fruto do empenho profissional de professores e técnicos administrativos (TAEs) do Colégio. A manutenção e ampliação desse reconhecimento é o desafio de cada dia da Equipe Editorial. Tendo os seus membros renovados em 2017, a atual equipe já obteve avanços importantes, tais como: efetivação do fluxo editorial pelo Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (OJS); ampliação de três para oito bases de indexação e buscadores; utilização do OJS3 (versão 3.1); reformulação da Política Editorial; recuperação da periodicidade de suas publicações; criação de banco de dados eletrônico de pareceristas ad hoc; parceria com professores de inglês e espanhol do Colégio para o trabalho de revisão textual dos resumos em língua estrangeira; participação efetiva no Portal de Periódicos da UFJF, o que propiciou à revista a obtenção do DOI (Digital Object Identifier); criação de novo design gráfico consoante à realidade atual da revista de publicação somente no formato on-line. Na perspectiva de manter o reconhecimento que a revista desfruta atualmente no campo educacional, os avanços mencionados trazem consigo novos desafios, que têm movido a Equipe Editorial: otimização da gestão do fluxo editorial, de modo a garantir maior tempo de exposição dos artigos; aumento do número de publicações anuais; ampliação das publicações internacionais; adoção do sistema de publicação contínua; incorporação do trabalho dos editores na carga horária dos professores e TAEs que compõem a Equipe Editorial da revista; ampliar e fortalecer a equipe técnica com bolsistas e estagiários, de modo que as etapas de edição, editoração e publicação dos artigos possam ser feitas internamente, de forma autônoma. Apesar de a Instrumento se destacar em sua missão de contribuir com o debate sobre Educação, importa registrar o fato de que não é vinculada a nenhum programa de Pós-Graduação, o que contribui para certa carência de recursos materiais e financeiros.

Biografia do Autor

Deniele Pereira Batista, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis. Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio de Aplicação João XXIII, da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Andreia Souza Ribeiro Rodrigues, Universidade Federal de Juiz de Fora

Funcionária da Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais. 

Érika Kelmer Mathias, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Estudos de Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professora de Francês no Colégio de Aplicação João XXIII/Universidade Federal de Juiz de Fora.

Ana Carolina de Souza Caetano Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro> Funcionária da Universidade Federal de Juiz de Fora. 

Referências

FEPAE. Relatório sobre Encontro dos Editores de Periódicos ligados ao FEPAE Sudeste. 2017. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/relatorio_reuniao_fepae_sudeste_2017_n.pdf. Acesso em: 25 jun. 2019.

Publicado

2019-07-25

Como Citar

Batista, D. P., Rodrigues, A. S. R., Mathias, Érika K. ., & Oliveira, A. C. de S. C. . (2019). Revista Instrumento: avanços e desafios atuais. Encontro Nacional De Portais De Periódicos, 2, e019007. Recuperado de https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/enapp/article/view/1542

Edição

Seção

Periódico indicando seus desafios, experiências e diferenciais