Orientações para referências bibliográficas

Abaixo, alguns exemplos de referências mais comuns com as informações imprescindíveis para citação. Casos omissos devem seguir a ABNT NBR 6023-2018 ou, em último caso, prezar pela acessibilidade futura da fonte citada pela comunidade acadêmica. Sempre que possível indicar paginação citada. Em caso de acesso da referência online, sempre incluir ao final: “Disponível em: link. Acesso em: data”.

Livro

Ex.: COLI, Jorge. Vincent van Gogh: a noite estrelada. São Paulo: Perspectiva, 2006, p. 11-12.

Capítulo de livro, fragmento de coleção

SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome. Título em negrito: subtítulo (se houver). Cidade: editora, ano.

Ex.: COSTA JUNIOR, Martinho Alves da. O que é fundamental ao historiador da arte. In: COSTA JUNIOR, Martinho Alves da (org.). Amável leitor: ensaios de arte e cultura. Juiz de Fora: Editora UFJF/ClioEdel, 2019. E-book. Disponível em: http://www.ufjf.br/clioedel/files/2019/11/amavel-leitor-ensaios-de-arte-e-cultura-nc.pdf. Acesso em: 02 maio 2020.

Trabalho acadêmico

SOBRENOME, Nome. Título em negrito: subtítulo [se houver]. Ano de depósito. Tipo do trabalho [tese, dissertação, monografia] (Grau [especialização, mestrado, doutorado] e curso entre parênteses) – vinculação acadêmica, local, ano da defesa, página citada.

Ex.: MAGALHÃES, Ana Gonçalves. Claude Monet: "A canoa sobre o Epte" e "A ponte japonesa sobre o laguinho das ninfeias em Giverny" do MASP. 1995. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1995. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/280813. Acesso em: 02 maio 2020.

Artigo em anais de evento

SOBRENOME, Nome. Título do trabalho. In: Nome do evento, numeração do evento (se houver), ano de realização, local de realização. Título do documento do evento. Local de publicação: editora, ano de publicação.

Ex.: CAVALCANTI, Ana Maria Tavares. O conceito e a função da arte na visão de um pintor brasileiro entre os séculos XIX e XX – uma leitura dos cadernos de notas de Eliseu Visconti (1866-1944). In: ENCONTRO DE HISTÓRIA DA ARTE, 1, 2004, Campinas. Atas do... Campinas: IFCH/UNICAMP, v. 1, 2005.

Artigo em publicação periódica

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em negrito. Local de publicação (se houver), volume, número do periódico, data de publicação.

Ex.: CHRISTO, Maraliz de Castro Vieira. A pintura de história no Brasil do século XIX: Panorama introdutório. ARBOR Ciencia, Pensamiento y Cultura, v. 185, n. 740, nov./dez. 2009. Disponível em: https://doi.org/10.3989/arbor.2009.740n1082.  Acesso em: 02 maio 2020.

Documento audiovisual

Para referências a documentos audiovisuais, prezar, sempre que possível, pelo modelo abaixo:

NOME do filme. Direção: nome do diretor. Produção: nome do produtor. Local: empresa produtora ou distribuidora, ano de publicação, especificação do suporte.

Ex.: BLADE Runner. Direção: Ridley Scott. Produção: Michael Deeley. Los Angeles: Warner Brothers, c1991. 1 DVD (117 min), widescreen, color.