A poética visual das fotografias de Luiz Braga
PDF

Palavras-chave

Fotografia
Luiz Braga
Arte contemporânea

Como Citar

COELHO, T. P.; LEITE, M. V. C. A poética visual das fotografias de Luiz Braga. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 13, p. 879–883, 2018. DOI: 10.20396/eha.13.2018.4613. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4613. Acesso em: 26 fev. 2024.

Resumo

Este trabalho busca analisar a poética visual do fotógrafo paraense Luiz Braga por meio de duas de suas produções, Chuva no cachorro quente (1985) (ver Figura-01) e Vendedor de balões (1990) (ver Figura-02). A primeira foto, Braga capta dois eventos distintos: No primeiro, em movimento, notamos uma silhueta feminina portando um guarda-chuva em primeiro plano; e no segundo, um carrinho de cachorro quente coberto por um plástico transparente, no qual apresentam-se dois clientes sentados, um vendedor homem ao centro e um homem à direita. Destaca-se as gotas de chuva sobre o plástico dividindo os eventos. A segunda, ocorre em um espaço público (provavelmente uma praça), na qual vemos um garoto empunhando balões metálicos sendo observado por uma senhora sentada em um banco sob um entardecer.

https://doi.org/10.20396/eha.13.2018.4613
PDF

Referências

CHIODETTO, Eder (Org.) Luiz Braga: fotografias. Rio de Janeiro: Cobogó, 2014.

ENTLER, Ronaldo. A fotografia e as representações do tempo. Revista Galáxia, São Paulo, n. 14, p. 29-46, dez. 2007.

FABRIS, Annateresa. O desafio do olhar: Fotografia e artes visuais no período das vanguardas históricas. São Paulo: Editora WMF, 2016, v. 1.

FARINA, Mauricius. O lugar como acontecimento nas imagens de Luiz Braga. Revista: Estúdio, artistas sobre outras obras. Lisboa, v. 7, n. 13, p. 146-154. 2016.

GALERIA LEME. Luiz Braga. Disponível em: http://galerialeme.com/artist/luiz-braga/?section=bio. Acesso em: 10/11/2018.

LISSOVSKY, Mauricio. A máquina de esperar: Origem e estética da fotografia moderna. Rio de Janeiro: Editora Mauad X, 2014.

MACHADO, Arlindo. Anamorfoses Cronotópicas ou a quarta dimensão da imagem. In: PARENTE, André (Org.). Imagem Máquina: a era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993, p. 100-116.

MACHADO, Arlindo. A ilusão especular: introdução à fotografia. São Paulo: Brasiliense, 1984.

PARÁ. Fotografia contemporânea paraense: panorama 80/90. Belém: SECULT, 2002.

SCHAEFFER, Jean-Marie. La Imagen Precaria. Madrid: Cátedra, 1990.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2018 Toky Popytek Coelho e Marcus Vinnicius Cavalcante Leite

Downloads

Não há dados estatísticos.