Resumo
Este trabalho busca analisar a poética visual do fotógrafo paraense Luiz Braga por meio de duas de suas produções, Chuva no cachorro quente (1985) (ver Figura-01) e Vendedor de balões (1990) (ver Figura-02). A primeira foto, Braga capta dois eventos distintos: No primeiro, em movimento, notamos uma silhueta feminina portando um guarda-chuva em primeiro plano; e no segundo, um carrinho de cachorro quente coberto por um plástico transparente, no qual apresentam-se dois clientes sentados, um vendedor homem ao centro e um homem à direita. Destaca-se as gotas de chuva sobre o plástico dividindo os eventos. A segunda, ocorre em um espaço público (provavelmente uma praça), na qual vemos um garoto empunhando balões metálicos sendo observado por uma senhora sentada em um banco sob um entardecer.
Referências
CHIODETTO, Eder (Org.) Luiz Braga: fotografias. Rio de Janeiro: Cobogó, 2014.
ENTLER, Ronaldo. A fotografia e as representações do tempo. Revista Galáxia, São Paulo, n. 14, p. 29-46, dez. 2007.
FABRIS, Annateresa. O desafio do olhar: Fotografia e artes visuais no período das vanguardas históricas. São Paulo: Editora WMF, 2016, v. 1.
FARINA, Mauricius. O lugar como acontecimento nas imagens de Luiz Braga. Revista: Estúdio, artistas sobre outras obras. Lisboa, v. 7, n. 13, p. 146-154. 2016.
GALERIA LEME. Luiz Braga. Disponível em: http://galerialeme.com/artist/luiz-braga/?section=bio. Acesso em: 10/11/2018.
LISSOVSKY, Mauricio. A máquina de esperar: Origem e estética da fotografia moderna. Rio de Janeiro: Editora Mauad X, 2014.
MACHADO, Arlindo. Anamorfoses Cronotópicas ou a quarta dimensão da imagem. In: PARENTE, André (Org.). Imagem Máquina: a era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993, p. 100-116.
MACHADO, Arlindo. A ilusão especular: introdução à fotografia. São Paulo: Brasiliense, 1984.
PARÁ. Fotografia contemporânea paraense: panorama 80/90. Belém: SECULT, 2002.
SCHAEFFER, Jean-Marie. La Imagen Precaria. Madrid: Cátedra, 1990.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2018 Toky Popytek Coelho e Marcus Vinnicius Cavalcante Leite