Resumo
O objeto deste artigo é a reflexão acerca de modos de abstração no campo da arte, a princípio considerando exemplos de abstração da primeira metade do século XX e de caráter estrangeiro (Figs. 1e 2), e suas potenciais repercussões em produções artísticas de períodos posteriores que se valem de imagens técnicas. O enfoque recai sobre o recurso à estrutura de relações em grade (grids) — que alude à disposição em trama, retícula ou janela — bastante presente no desenvolvimento de obras abstratas de arte moderna.
Referências
FLUSSER, Vilém. O universo das imagens técnicas: elogio da superficialidade. São Paulo: Annablume, 2008.
HARRISON, Charles; FRASCINA, Francis; PERRY, Gil. Primitivismo, cubismo, abstração: começo do século XX. São Paulo: Cosac & Naify Edições Ltda.
KRAUSS, Rosalind E. The originality of the avant-garde and other modernist myths. United States of America: MIT Press, 1986, 1996.
PEIXOTO, Nelson Brissac. Paisagens urbanas. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2004.
PEIXOTO, Nelson Brissac. Coletivo. In: VASCONCELLOS, Cássio. Coletivo: exposição (MIS - SP) 19 de outubro de 2008 a 11 de janeiro de 2009: catálogo.
TERRA PROMETIDA (catálogo). São Paulo: Estúdio Madalena, 2012. (sem paginação).
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2018 Talita Mendes