A história da arte como psicologia histórica da expressão humana
PDF

Palavras-chave

Psicologia
Aby Warbug
Expressão humana

Como Citar

VIEIRA NETO, Serzenando Alves. A história da arte como psicologia histórica da expressão humana. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 13, p. 784–791, 2018. DOI: 10.20396/eha.13.2018.4601. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4601. Acesso em: 3 maio. 2024.

Resumo

Qualquer investigação que leve em conta o aspecto efetivamente teórico do pensamento de Warburg deve partir da consideração da formatação geral de sua obra, isto é, seu caráter assistemático e, em certa medida, fragmentário. De fato, Warburg foi um historiador que pouco publicou, deixou diversos projetos inacabados e não concluiu efetivamente sua teoria da imagem. Sua produção constitui-se em grande parte de estudos históricos particulares, estudo de personalidades, identificação de programas iconográficos, em outras palavras, de questões eruditas de história da arte. 

https://doi.org/10.20396/eha.13.2018.4601
PDF

Referências

BING, Gertrud. A. M. Warburg. Journal of the Warburg and Courtauld Institutes, v. 28, p. 299–313, 1965.

BRUSH, Kathryn. Aby Warburg and the cultural historian Karl Lamprecht. In: Art history as cultural history. Amsterdam: G+B art international, 2001. p. 65–92.

CASSIRER, Ernst. Philosophie der symbolischen Formen II: das mythische Denken. Hamburg: Felix Meiner, 2002.

DILLY, Heinrich. Kunstgeschichte als Institution. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1979.

GOMBRICH, E. H. Aby Warburg: Una biografía intelectual. Madrid: Alianza, 1992.

GOMBRICH, E. H. La ambivalencia de la tradición clásica. In: Tributos. Ciudad de México: Fondo de cultura económica, 1991. p. 116–137.

HECKSCHER, William. The genesis of iconology. In: Art and literature. Baden-Baden: Valentin Koerner, 1985. p. 253–280.

ROECK, Bernd. Der junge Aby Warburg. München: C. H. Beck, 1997.

VIEIRA NETO, S. A. Florentine Quattrocento and art historiography in Warburg’s early work. História da historiografia [no prelo].

VISCHER, Friedrich Theodor. Das Symbol. In: Kritische Gänge. 2ed. v.4. München: Mener & Tessen, 1922. p. 420–456.

VISCHER, Robert. Ueber das optische Formgefühl. Leipzig: Hermann Credner, 1873.

WARBURG, Aby. A arte italiana e a astrologia internacional no Palazzo Schifanoia, em Ferrara. In: A renovação da antiguidade pagã. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013. p. 453–505.

WARBURG, Aby. Die Richtungen der Kunstgeschichte. In: Werke in einem Band. Berlin: Suhrkamp, 2010. p. 672–679.

WARBURG, Aby. Grundlegende Bruchstücke. In: Fragmente zur Ausdruckskunde. Berlin: De Gruyter, 2015. p. 1–271.

WARBURG, Aby. O nascimento de Vênus e A Primavera de Sandro Botticelli. In: A renovação da antiguidade pagã. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013. p. 3–87.

WARBURG, Aby. Segundo fragmento autobiográfico. In: La curación infinita. Buenos Aires: Adriana Hidalgo, 2007. p. 180–183.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2018 Serzenando Alves Vieira Neto

Downloads

Não há dados estatísticos.