Tristicidade
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Palavras-chave

Fotografia
Imagem
Tristicidade
Leandro Selister

Como Citar

COLOMBO, N. C. T. de J. . Tristicidade: a arte fotográfica como envolvimento social. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 13, p. 689–694, 2018. DOI: 10.20396/eha.13.2018.4589. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4589. Acesso em: 25 fev. 2024.

Resumo

A fotografia, muito mais que documentar, tem a função de direcionar o olhar. Através dela o espectador entra em contato com um mundo que, muitas vezes, não é seu. No contexto contemporâneo, o tema questionado ou apresentado por ela acaba por contribuir na sua definição como objeto de arte. Neste sentido, esta comunicação trata do projeto Tristicidade de Leandro Selister. Fotógrafo gaúcho e inconformado com acontecimentos na cidade de Porto Alegre, o artista por meio de seu trabalho, denuncia. Nesta iniciativa, Selister retrata a realidade social porto-alegrense materializada na miséria, no abandono, no desemprego. E engana-se quem pensa que esse trabalho se voltou para unicamente para as periferias da cidade. Não. Está também no centro, nos bairros nobres, em locais onde, talvez, tais cenas não são esperadas. Este é o núcleo da proposta, mostrar o que a maioria não está enxergando no mundo atual. Evidenciar o que não pode se tornar lugar comum. No entanto, o resultado do processo não se restringe ao ato do olhar. A invisibilidade retratada deve ser questionada e se possível, alterada. O espectador é convidado a sair do estado de contemplação e agir. 

https://doi.org/10.20396/eha.13.2018.4589
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Referências

AGAMBEN, Giorgio. Nudez. Tradução Davi Pessoa Carneiro. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.

BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2018.

CHIARELLI, Tadeu. Arte Internacional Brasileira. São Paulo: Lemos Editorial, 2002.

FELIZARDO, Luiz Carlos. O relógio de ver. Porto Alegre: Prefeitura Municipal de Porto Alegre, 2000.

PLATÃO. República. Tradução Enrico Corvisieri. Rio de Janeiro: Editora Best Seller, 2002.

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Copyright (c) 2018 Nilza Cristina Taborda de Jesus Colombo

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