As narrativas sobre as artes visuais no Brasil da década de 1960
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Palavras-chave

Memória
Arte brasileira
Narrativa

Como Citar

SANTOS, Nelyane. As narrativas sobre as artes visuais no Brasil da década de 1960: representações sociopolíticas e embates entre a memoria e a história da arte. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 13, p. 666–673, 2018. DOI: 10.20396/eha.13.2018.4586. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4586. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Na introdução de seu livro A pintura como modelo, Yve-Alain Bois discorre sobre as várias chantagens que enfrenta em seu ofício de historiador da arte. Uma destas, a da pressão sociopolítica, é definida como sendo “a obrigação de oferecer uma interpretação sociopolítica da obra de arte, acrescida recentemente da obrigação, por parte do artista, de tornar explícitas as implicações sociopolíticas de sua obra” . Publicado pela primeira vez em 1990, esse ensaio nos leva a refletir sobre a situação da história da arte dedicada às manifestações artísticas da década de 1960 no Brasil, visto que estão na ordem do dia discussões sobre obras produzidas no período da ditadura militar. Esta pressão seria então latente, pois sob a ótica da identificação das formas de resistência e de engajamento no cotidiano da sociedade daquela época, buscam-se as referências de práticas culturais que demarcaram a oposição a esse regime.

https://doi.org/10.20396/eha.13.2018.4586
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Referências

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