O Femmes Artistes Modernes, o rappel à l’ordre e a obra de Suzanne Valadon
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Palavras-chave

Suzanne Valadon
Femmes Artistes Modernes
Arte moderna
Mulheres artistas

Como Citar

SIQUEIRA, Marina. O Femmes Artistes Modernes, o rappel à l’ordre e a obra de Suzanne Valadon. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 13, p. 656–665, 2018. DOI: 10.20396/eha.13.2018.4585. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4585. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

As décadas de 1920 e 1930 foram importantes na história de Suzanne Valadon. Os anos ’20 são o período de maior sucesso econômico em sua carreira, e na década de ’30 ela têm diversas exposições retrospectivas. É também nessa década que Suzanne Valadon é convidada a fazer parte do F.A.M., grupo de mulheres artistas modernas que será o tema deste artigo. Outro fenômeno que coincide
com esse período é o retorno à ordem, expressão criada para denominar um momento artístico em que um determinado tipo de arte moderna, distante do academicismo, mas figurativa e mimética, passa a receber expressivo apoio da crítica de arte e aceitação do público. Esse contexto artístico está intimamente ligado à criação do grupo de mulheres artistas modernas aqui citado, pois, como veremos a seguir, o caráter moderno de tal grupo é muito próximo daquele compreendido pelo retorno à ordem. Além disso, as escolhas formais de Suzanne Valadon e o reconhecimento que ela conquista no meio artístico nas últimas décadas de sua vida também guardam alguma relação com o retorno à ordem. Queremos, portanto, analisar nessas próximas páginas qual a natureza da relação entre esse momento histórico, a produção de Suzanne Valadon e o F.A.M. 

https://doi.org/10.20396/eha.13.2018.4585
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Referências

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Copyright (c) 2018 Marina Siqueira

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