Resumo
Amítica em torno do pintor José Pancetti é construída por textos de catálogos, biografias e por interpretações amplas do que seria a arte brasileira. Embora diversa, ela guarda no seu núcleo alguns elementos biográficos recorrentemente mobilizados: a profissão marinheiro, a sensibilidade ao mar, o caráter intempestivo e a morte trágica, conclusão da jornada do pintor em busca de seu destino manifesto: a arte moderna. Essa mítica, estruturada de modo textual, guarda relação estreita com a vontade de narrar a institucionalização da arte moderna no país e com a as obras do artista, em especial, os seus autorretratos.
Referências
ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. Companhia das Letras. São Paulo. 2006.
CARDOSO, Renata Gomes. A Pintura de Anita Malfatti nos períodos iniciais de sua trajetória: proposta de revisão a partir de análise de obras. Dissertação de Mestrado apresentada ao Departamento de História. IFCH/UNICAMP: Campinas. 2007.
CONDÉ, João. Um Perfil in: LEITE, José Roberto Teixeira. José Pancetti: O Pintor – Marinheiro. Edição da Fundação Conquista: Rio de Janeiro. 1979.
HEINICH, Nathalie. La Gloire de van Gogh: essai d’anthropologie de l’admiration. Paris. Les éditions de minuit. 1991.
LEITE, José Roberto Teixeira. José Pancetti: O Pintor – Marinheiro. Edição da Fundação Conquista: Rio de Janeiro. 1979.
LIMA, Medeiros. Pancetti. Ministério da Educação e Cultura: Rio de Janeiro. 1960.
LOUERNÇO, Cecília França. Nipo-brasileiros. “Da luta nos primeiros anos à assimilação local.” In: Vida e Arte dos Japoneses no Brasil. MASP. São Paulo. 1988.
MACEDO, Fabio Reis de. El Pintor José Pancetti y su Proyección en el arte social. Tese de doutorado apresentada ao departamento de Pintura. Universidade de Valência. 2010.
MORAIS, Frederico. Núcleo Bernadelli: Arte Brasileira nos Anos 30 e 40. Rio de Janeiro: Edições Pinakotheke. 1982.
ROSA, Marcos Pedro Magalhães. O espelho de Volpi: o artista, a crítica e São Paulo nos anos 1940 e 1950. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. 2015.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2018 Marcos Pedro Magalhães Rosa