A educação patrimonial na escola
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Palavras-chave

Educação Patrimonial
Patrimônio cultural
Ensino

Como Citar

COELHO, Marcelo Amaral. A educação patrimonial na escola: a reprodução de obras de arte como referência para a construção social do patrimônio. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 13, p. 611–618, 2018. DOI: 10.20396/eha.13.2018.4578. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4578. Acesso em: 27 jul. 2024.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de reflexão onde a Educação Patrimonial en-contre seu espaço na escola através da Arte de forma que possa contribuir na apropriação do patri-mônio enquanto prática de construção social. O texto tomou formaa partir de uma metodologia que primou pela leitura de autores-referências na área e também com a observação participante em sala de aula. Estabeleceram-se como referenciais teóricos a orientar a pesquisa os seguintes autores: M. L. P. Horta et al.(1999)com seu pioneirismo e reflexões quanto à Educação patrimonial; T. S. Franz (2001) que pensa o contato com a Arte por meio da familiarização com as reproduções; M. C. L. Fonseca (2005) e seu conceito do patrimônio como um processo de referências culturais;A. M. Barbosa (1995) com visão de ensino artístico mediante uma abordagem triangular (conhecer, refletir e fazer). E ainda a Carta de Petrópolis(IPHAN, 1987) é o documento a sustentar o patrimônio como construção social. As reproduções de obras de arte podem funcionar como referências para discussões sobre a forma como lidar com o patrimônio e até mesmo suas possíveis recriações. Ocorrendo o que Fonseca (2005) denomina como ‘ressemantização’ do patrimônio. Ainda a aproximação entre o ensino de Arte e a Educação Patrimonial pode abrir espaço para os conteúdos transversais e o diálogo entre as disciplinas. Sem contar a própria ressignificação das práticas de ensino artístico e da História da Arte dentro da escola. É esperado com este texto que o espaço do patrimônio em sala de aula seja conquistado pela Educação Patrimonial e o espaço da sala de aula no patrimônio possa ser dimensionado pelo ensino artístico. E assim, com aEducação Patrimonial na escola, a reprodução de obras de arte se constitua como referência para a construção social do patrimônio.

https://doi.org/10.20396/eha.13.2018.4578
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Referências

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