Resumo
Este artigo apresenta alguns dos procedimentos utilizados pelo artista Arthur Bispo do Rosário durante o processo de construção de suas obras, visando compreender o modo operativo do artista para a preservação e (re)exibição do acervo. A justificativa desse estudo se pautou nas suscetibilidades à dissociação e à perda dos componentes estruturais e objetos que compõem o conjunto de obras do artista. Esses riscos são acentuados devido a precariedade dos materiais e dos procedimentos empregados na estruturação das obras como, por exemplo, as amarrações, os arranjos e as sobreposições de objetos – métodos construtivos que serão abordados a seguir. O estudo em si ilustra alguns desses métodos construtivos, podendo auxiliar na redução de ambiguidades na interpretação das características estruturais, em procedimentos de conservação-restauração e em (re) exibições.
Referências
HERKENHOFF, Paulo. A Vontade de Arte e o Material Existente na Terra dos Homens. In: LÁZARO, Wilson (Org.). Arthur Bispo do Rosário/ Emanoel Araújo... [et. al.]. Rio de Janeiro: Réptil Editora, 2012.
MÉTODO. In: MICHAELIS Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. Disponível em: http://michaelis.uol.com.br/. Acesso em: 08 jan. 2017.
MORAIS, Frederico; CORPAS, Flávia dos Santos (Org.). Arthur Bispo do Rosário: arte além da loucura. Rio de Janeiro: NAU: Livre Galeria, 2013. 294 p.
UNESCO; ICCROM; ICOMOS. Documento de Nara sobre a autenticidade. Tradução de António de Borja Araújo. 06 de novembro de 1994. Disponível em: https://www.culturanorte.pt/fotos/editor2/1994-declaracao_de_nara_sobre_autenticidade-icomos.pdf.Acesso em 12 out. 2018.
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