Arthur Bispo do Rosário
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Palavras-chave

Arthur Bispo do Rosário
Exibições e mostras artísticas
Material

Como Citar

PINTO, V. M.; SEHN, M. M. Arthur Bispo do Rosário: acumulações, arranjos e sobreposições de objetos precário em (re)exibições. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 13, p. 898–907, 2018. DOI: 10.20396/eha.13.2018.4534. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4534. Acesso em: 25 fev. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta alguns dos procedimentos utilizados pelo artista Arthur Bispo do Rosário durante o processo de construção de suas obras, visando compreender o modo operativo do artista para a preservação e (re)exibição do acervo. A justificativa desse estudo se pautou nas suscetibilidades à dissociação e à perda dos componentes estruturais e objetos que compõem o conjunto de obras do artista. Esses riscos são acentuados devido a precariedade dos materiais e dos procedimentos empregados na estruturação das obras como, por exemplo, as amarrações, os arranjos e as sobreposições de objetos – métodos construtivos que serão abordados a seguir. O estudo em si ilustra alguns desses métodos construtivos, podendo auxiliar na redução de ambiguidades na interpretação das características estruturais, em procedimentos de conservação-restauração e em (re) exibições.

https://doi.org/10.20396/eha.13.2018.4534
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Referências

HERKENHOFF, Paulo. A Vontade de Arte e o Material Existente na Terra dos Homens. In: LÁZARO, Wilson (Org.). Arthur Bispo do Rosário/ Emanoel Araújo... [et. al.]. Rio de Janeiro: Réptil Editora, 2012.

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Copyright (c) 2018 Vanessa Magalhães Pinto, Magali Melleu Sehn

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