Resumo
O que define a crítica de arte? Onde persiste o desinteresse ou pouco conhecimento relacionado às artes visuais, como no caso da cultura brasileira, a crítica especializada pode se apresentar como uma excentricidade. Apesar do estranhamento, esta nem sempre foi a realidade apresentada. Pelo levantamento, realizado pelo grupo de pesquisa Memória das Artes Visuais em Belo Horizonte (MAV-BH), para esta pesquisa, foi possível notar que o circuito artístico em Belo Horizonte foi movimentado, pela crítica de arte principalmente durante as décadas de 60 e 70, através de uma coluna do Suplemento Literário, caderno (ainda ativo) anexo ao jornal oficial do Estado, o Minas Gerais, o qual contou com pelo menos 491 textos críticos. Dada a atual situação das artes visuais, esse cenário se mostra um tanto provocativo. Nesse sentido, compreendemos a crítica de arte como parte de um sistema que envolve artistas, obras de arte, museus, coleções, galerias e todo o conjunto de elementos capazes de definir o campo artístico como autônomo.
Referências
ARGAN, Giulio Carlo. Arte e crítica de arte. 2a. ed. Lisboa Estampa, 1995.
ARGAN, Giulio Carlo. Guia de História da Arte. Editorial Estampa, 1992.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Lisboa: Difel, 1989.
GAMBONI, Dario. Proposições para o estudo da crítica de arte do século XIX. 19&20, Rio de Janeiro, v. VII, n. 1, jan./mar. 2012. Tradução de Arthur Valle.
NAVES, Rodrigo. A forma difícil: ensaios sobre arte brasileira. São Paulo, Ática, 1996.
NOVAES, Mariana. O Suplemento Literário do Minas Gerais no arquivo de Murilo Rubião (1966-1969). 2014. 111 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014.
RICHARD, André. A crítica de arte. Trad. Maria Salete ento Cicaroni; Rev. de Tradução Alexandre Soares Carneiro. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
ZANINI, Walter. Arte e história da arte. Estudos Avançados, São Paulo, v. 8, n. 22, p. 487-489, 1994.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2018 Lucas Moraes Matos