Arte e inquietação
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Palavras-chave

Finnegans Wake
James Joyce
Pablo Picasso
Arte-inquietação

Como Citar

COSTA, Luana Signorelli Faria da; FERREIRA, Luis Henrique Garcia. Arte e inquietação: Joyce, Mann e Picasso. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 13, p. 560–568, 2018. DOI: 10.20396/eha.13.2018.4495. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4495. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Esse trabalho tem por objetivo problematizar o romance de James Joyce, Finnegans Wake, de 1939, e José e seus irmãos de Thomas Mann, publicado entre 1933-1943, como criações cujas poéticas modernistas, além dos efeitos estéticos, geram um discurso de não aceitação, tal qual Guernica de Pablo Picasso, concluída em 1937. É possível visualizar as três criações como exemplos de arte-inquietação num horizonte em que há um avanço de ideologias totalitárias e no qual o modo de produção capitalista já está instrumentalizado pela indústria cultural, com seus efeitos de passividade e massificação sobre os receptores. Assim, a principal finalidade é mostrar que Guernica, José e seus irmãos e Finnegans Wake podem se enquadrar na ideia defendida por Adorno em sua Teoria estética (2016), a de que as obras de arte resistem ao jogo do valor de troca e propõem mudanças para o atual estado de coisas, por meio de uma linguagem enigmática e de uma perspectiva utópica.

https://doi.org/10.20396/eha.13.2018.4495
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