Resumo
Por duas vezes em 1980, um coletivo de artistas-ativistas organizou a ocupação de imóveis “abando-nados” ou subutilizados de Manhattan, em Nova York. Por duas vezes naquele ano, o Colab, como era conhecido, transformou momentaneamente tais construções em suporte de intervenção e expo-sição artística, mas também em objeto e palco para manifestações políticas. Em ambas as vezes, o grupo confrontou a produção tanto artística quanto urbana, entrando na disputa pelo controle do solo urbano e da legitimação artística. Cabe a este trabalho apresentar os eventos citados e discutir, ainda que breve-mente, suas relações com a dinâmica urbana e com a prática artística de ponta do período.
Referências
ANDERSON, Samuel. “Inherent Vice: Contagion and The Archive in The Times Square Show”. Emisphérica, revista digital, edição 6.1 de 2009. Disponível em: http://hemisphericinstitute.org/ (acesso: outubro de 2018).
DEITCH, Jeffrey. “Report from Times Square”. Art in America, v.68, n.9, September, 1980.
DEITCHER, David. Polarity Rules. In: AULT, Julie. Alternative Art New York 1965-1985. New York: Minnesota Press, 2002.
FENSTERSTOCK, Ann. Art on the Block: Tracking the New York Art World from SoHo to the Bowery, Bushwick and Beyond. New York: Palgrave Macmillan, 2013.
LAUREN, Rosati; STANISZEWKI, Mary Anne. (Org.). Alternative histories: New York Art Spaces, 1960 to 2010. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 2012.
LIPPARD, Lucy. “Sex and death and shock and schlock: a long review of the Times Square Show”. Artforum 19, no. 2, October, 1980.
MOORE, Alan W. “Excavating Real Estate: Alan W. Moore, with the artists of The Real Estate Show (1980)”. The Pew Center for Arts & Heritage, 27 mar. 2014, p. 8. Disponível em: https://www.pewcenterarts.org/post/excavating-realestate-alan-w-moore-real-estate-show-1980 (acesso: 30 de outubro de 2018).
ZUKIN, Sharon. Loft Living, culture and capital in urban change. New Jersey: Rutgers University Press, 1989.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2018 Guilherme Vendramini Cuoghi, Fábio Lopes de Souza Santos