Resumo
As ideias apresentadas nesse texto surgiram a partir de uma pesquisa intitulada Imagem em Procissão: um estudo das imagens de vestir nos acervos da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, em que se estudou cinco imagens de vestir presentes na Coleção de Objetos Sacros do Museu Joaquim Francisco do Livramento, e na Capela Nosso Senhor dos Passos, a mais antiga entre as da Misericórdia da referida cidade. Além do estudo das características formais dessas imagens ? e do apontamento delas e da coleção em sua totalidade como terreno fértil de pesquisa, já que, até o momento, não havia sido feito nenhum estudo extensivo das peças ? se pesquisou o elo delas com as procissões, e o papel da Irmandade que regia a Misericórdia em relação aos tradicionais cortejos.
Referências
ARGAN, Giulio Carlo. Imagem e persuasão: ensaios sobre o barroco. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
BASTOS, Rodrigo Almeida. A Maravilhosa Fábrica de Virtudes: O Decoro na Arquitetura Religiosa de Vila Rica, Minas Gerais (1711-1822). São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, Fapesp, 2013.
COELHO, Beatriz; QUITES, Maria Regina Emery. Estudo da escultura devocional em madeira. Belo Horizonte: Fino Traço, 2014.
OLIVEIRA, Myriam Andrade Ribeiro de. A Escola Mineira de Imaginária e suas Particularidades. In: COELHO, Beatriz (Org.). Devoção e Arte: imaginária religiosa em Minas Gerais. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: 2005.
QUITES, Maria Regina Emery. Imagem de Vestir: revisão de conceitos através de estudo comparativo entre as Ordens Terceiras Franciscanas no Brasil. 2006, 383p. Tese (Instituto de Filosofia e Ciências Humanas) Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2018 Gabriela Carvalho da Luz