Arte em confronto
PDF

Palavras-chave

Mesoamérica
Iconografia

Como Citar

PESCE, Fernando. Arte em confronto: iconografia na arte da mesoamérica. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 13, p. 359–366, 2018. DOI: 10.20396/eha.13.2018.4400. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4400. Acesso em: 2 maio. 2024.

Resumo

Desde inícios do período colonial as imagens presentes em diversos suportes como esculturas em pedra e cerâmica, códices (livros em formato de biombo produzidos antes e depois da chegada dos espanhóis) e tecidos foram utilizadas para conhecer a religião, sistemas calendários e histórias das diversas culturas que se desenvolveram e compartilharam tradições dentro da macrorregião cultural Mesoamérica. O início de estudos sistemáticos de iconografia da arte mesoamericana partilha, de maneira geral, da mesma herança filosófica daqueles aplicados na arte europeia. Surgem primeiro como ciência auxiliar nos estudos antiquários, para depois adquirir um caráter classificatório de acordo com certos temas e aspectos iconográficos. 

https://doi.org/10.20396/eha.13.2018.4400
PDF

Referências

BERNAL, Ignacio. A History of Mexican Archaeology. Nova Iorque: Thames and Hudson, 1980.

BIALOSTOCKI, Jan. “Iconography and Iconology”. In: B.S. Meyers (Ed.) Encyclopedia of World Art. Vol. 7. McGraw-Hill, 1963.

CHINCHILLA MAZARIEGOS, Oswaldo. Art and Myth of the Ancient Maya. New Haven/Londres: Yale University Press, 2017.

CLAVIJERO, Francisco Javier. Historia Antigua de Mexico. Mexico: Departamento Editorial de la Direccion General de las Bellas Artes, 1917.

FÖRSTEMANN, Ernst. “Commentary on the Maya Manuscript in the Royal Public Library of Dresden”. Papers of the Peabody Museum of American Archaeology and Ethnology, Cambridge, v.4, n. 2, p. 54-266, 1906.

GRILLO, José Geraldo da Costa; FUNARI, Pedro Paulo A. Arqueologia Clássica: o quotidiano de gregos e romanos. Curitiba: Editora Prismas, 2015.

HAMANN, Byron E. “Bruno Latour no jardim da ilustração arqueológica”. Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Cienc. Hum., Belém, v. 12, n. 2, p. 331-357, 2017.

HOLLY, Michael Ann. Panofsky and the foundations of Art History. Ithaca: Cornell University Press, 1984.

HOUSTON, Stephen D.; TAUBE, Karl. Meaming in Early Maya Imagery. In: P. Taylor (ed.). Iconography without Texts. Londres: Warburg Institute, 2008, p. 127-144.

HUMBOLDT, Alexander von. Vues des cordillères, et monumens des peoples indigènes de l’Amerique. Paris: Chez F. Schoell, 1810.

KLEINBAUER, W. Eugene. Modern Perspectives in Western art history: an anthology of twentieth-century writings on the visual arts. Toronto: University of Toronto, 1989.

KUBLER, George. The iconography of the art of Teotihuacan. Studies in Pre-Columbian Art and Archaeology. Washington: Dumbarton Oaks Research Library and Collection, n. 4, 1967.

KUBLER, George. “Studies in Classic Maya Iconography”. Memoirs of the Connecticut Academy of Arts and Sciences, New Haven, v. 18, 1969.

KUBLER, George. “Period, Style and Meaning in Ancient American Art”. New Literary History, The John Hopkins University Press, v. 1, n. 2, 1970.

LEÓN Y GAMA, Antonio de. Descripcion historica y cronologica de las dos piedras que con ocasion del nuevo empedrado que se esta formando en la plaza principal de Mexico, se hallaron en ella el año de 1790.

México: Imprenta de Don Felipe de Zúñiga y Ontiveros, 1792.

LEÓN-PORTILLA, Miguel. Códices: os antigos livros do Novo Mundo. Florianópolis: Editora da UFSC, 2012.

LÓPEZ AUSTIN, Alfredo. Los Mitos del Tlacuache. 4ª ed. Cidade do México: Universidad Nacional Autónoma de Mexico, 2006.

LÓPEZ AUSTIN, Alfredo; LÓPEZ LUJÁN, Leonardo. El pasado indígena. 2ª ed. México: FCE, 2001.

MAUDSLAY, Alfred P. Biologia Centrali-americana: Contributions to the knowledge of the fauna and flora of Mexico and central America: Archaeology. Vol. I. Londres: R. H. Porter, 1902.

PANOFSKY, Erwin. “Renaissance and Renascences”. The Kenyon Review, v. 6, n. 2, 1944.

PANOFSKY, Erwin. Estudos de Iconologia: temas humanísticos na arte do Renascimento. Lisboa: Editorial Estampa, 1995.

POHL, John M.; LYONS, Claire L. Altera Roma: Art and Empire from Mérida to Mexico. Los Angeles: The Cotsen Institute of Archaeology Press, 2016.

SCHELLHAS, Paul. “Representation of Deities of the Maya Manuscripts”. Papers of the Peabody Museum of American Archaeology and Ethnology, Cambridge, v.4, n. 1, p. 5-48, 1904.

SELER, Eduard; COMPARATO, Frank E. (Ed.). Collected Works in Mesoamerican Linguistics and Archaeology. Vol. I. Culver City: Labyrinthos, 1990.

THOMPSON, J. Eric S. Maya Hieroglyphic Writing: An Introduction. Washington: Carnegie Institution of Washington,

TRIGGER, Bruce G. História do pensamento arqueológico. São Paulo: Odysseus Editora, 2004.

WARBURG, Aby. Arte italiana e astrologia internacional no Palazzo Schifanoia em Ferrara. In: A. Warburg; L. Waizbort (Org.). Histórias de fantasma para gente grande: escritos, esboços e conferências. São Paulo: Companhia das Letras, 2015, p. 99-128.

WILLEY, Gordon R. Mesoamerican Art and Iconography and the Integrity of the Mesoamerican Ideological System. In: I. Bernal (Ed.). The Iconography of Middle American Sculpture. Nova Iorque: Metropolitan Museum of Art, 1973, p. 153-154.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2018 Fernando Pesce

Downloads

Não há dados estatísticos.