Da representação ideal à cor local
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Palavras-chave

Horace Vernet
Orientalização
Pintura histórica bíblica

Como Citar

NOVELLI DURO, F. M. Da representação ideal à cor local: Horace Vernet e a "orientalização" da pintura história bíblica. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 13, p. 343–351, 2018. DOI: 10.20396/eha.13.2018.4387. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4387. Acesso em: 26 fev. 2024.

Resumo

Horace Vernet (1789-1863) foi um pintor francês que se notabilizou pela representação das campanhas militares francesas e pelas suas pinturas de batalha. Em função de sua produção, o poeta e crítico Charles Baudelaire o teria definido como um “militaire qui fait de la peinture” . A partir dos anos 1830, Vernet realizou uma série de pinturas inspiradas no Antigo Testamento. Quando foram expostas nos Salões parisienses, suas obras suscitaram comentários controversos em função das inovações empregadas pelo artista. Pretende-se, nessa comunicação, recuperar a repercussão de algumas dessas obras nos escritos sobre os Salões e os motivos pelo qual o excesso de “cor local”, termo utilizado para descrever o “realismo” empregado ao representar as características locais, causou tamanha controvérsia.

https://doi.org/10.20396/eha.13.2018.4387
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