Da representação ideal à cor local
PDF

Palavras-chave

Horace Vernet
Orientalização
Pintura histórica bíblica

Como Citar

NOVELLI DURO, Fabriccio Miguel. Da representação ideal à cor local: Horace Vernet e a "orientalização" da pintura história bíblica. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 13, p. 343–351, 2018. DOI: 10.20396/eha.13.2018.4387. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4387. Acesso em: 3 maio. 2024.

Resumo

Horace Vernet (1789-1863) foi um pintor francês que se notabilizou pela representação das campanhas militares francesas e pelas suas pinturas de batalha. Em função de sua produção, o poeta e crítico Charles Baudelaire o teria definido como um “militaire qui fait de la peinture” . A partir dos anos 1830, Vernet realizou uma série de pinturas inspiradas no Antigo Testamento. Quando foram expostas nos Salões parisienses, suas obras suscitaram comentários controversos em função das inovações empregadas pelo artista. Pretende-se, nessa comunicação, recuperar a repercussão de algumas dessas obras nos escritos sobre os Salões e os motivos pelo qual o excesso de “cor local”, termo utilizado para descrever o “realismo” empregado ao representar as características locais, causou tamanha controvérsia.

https://doi.org/10.20396/eha.13.2018.4387
PDF

Referências

SALON de 1835 : Recueil des pieces choisies […], en 1835. Annales du Musée et de l’École Moderne des Beaux-Arts. Paris : Imprimeur-librairie Chez Pillet Ainé, 1831.

SALON de 1843. L’Illustration, Journal Universel. N. 4. V. 1. 25 mar. 1843.

A. J. D. Salon de 1848. L’Illustration, Journal Universel. N. 265. V. XI. 25 mar. 1848.

BARBIER, Alex. Salon de 1839. Paris : Libraire-Éditeur Joubert, 1839.

BAUDELAIRE, Charles. Salon de 1846. Curiosités Esthétiques. Paris: Michel Lévy Frères, 1868.

GAUTIER, Théophile. Salon de 1848. La Presse, n. 4369. Samedi, 29 avr. 1848.

JAL, Auguste. Salon de 1831. Ébauches critiques. Paris: Éditeur A.-J. Dénain, 1831.

LENIAUD, Jean-Michel (dir). Procès-Verbaux de l’Académie des Beaux-Arts: 1845-1849. Paris: École des

Chartes, 2008.

MANTZ, Paul. Salon de 1847. Paris: Ferdinand Sartorius, 1847.

NOVELLI DURO, Fabriccio Miguel. Pintura histórica religiosa e orientalismo nos envios de Pedro Américo para a Exposição Geral de 1884 no Rio de Janeiro. III Encuentro de Jóvenes Investigadores en Arte. Buenos Aires: Centro Argentino de Investigadores de Artes-CAIA, 2018. pp. 132-142. Disponível em: http://www.caia.org.ar/CAIAJovenes2018.pdf

PLANCHE, Gustave. Salon de 1831. Études sur l’École Française (1831-1852). Paris: Michel Lévy Frères. 1855. T. 2. pp. 7-172.

PLANCHE, Gustave. Salon de 1847. Études sur l’École Française (1831-1852). Paris: Michel Lévy Frères. 1855. T. 2. pp. 239-285.

TRIANON, Henry. Salon de 1847. Le Correspondant. T. 18. Paris: Librairie de Sagnier et Bray, 1847.

THORNTON, Lynne. The Orientalists: Painter-Travellers 1828-1908. Paris: ACR Edition Internationale, 1983.

VERNET, Horace. Des rapports qui existent entre le costume des anciens Hébreux et celui des Arabes modernes. L’Illustration, Journal Universel. N. 259. V. X. 12 fév. 1848.

VERNET, Horace. Opinion sur Certains Rapports qui Existent entre le Costume des Anciens Hébreux et celui des Àrabes Modernes (lu a l’Académie en 1847). Paris: Bonaventure et Ducessois, 1856.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2018 Eduardo Henrique Gorobets Martins

Downloads

Não há dados estatísticos.