Resumo
Nasce em Campanha no sul de Minas Gerais Maria de Lourdes, bem nascida e com sobrenome de peso. Por parte de mãe, Fernandina, descendia dos Farias, e já seu pai, João Luis Alves era político, mas também jurista e escritor. Em seu registro de nascimento, lavrado em 1894, figura, em letra caprichada, a assinatura de Euclides da Cunha, o futuro autor de Os sertões. Esses dados de parentesco, bem como as relações sociais que dali se pode depreender, ajudam a situar essa criança, que diferente de uma parcela significativa da população da época - marcada por um momento de pós-abolição e de uma incipiente República -, tinha sua origem ligada à uma família abastada mineira, que poderia lhe garantir um futuro promissor, conforme as expectativas para uma mulher de seu tempo, entre elas, um bom casamento que perpetuasse o lastro social de seu sobrenome ligado a outro igualmente tradicional.
Referências
ANDRADE, Marcos Ferreira. Elites Regionais e a Formação do Estado Imperial Brasileiro. Minas Gerais. Campanha da Princesa (1799-1850). Rio de Janeiro, editora Fino Traço, 2014.
ARQUIVO DA SECRETARIA DE CULTURA da cidade de Campanha.
CALLADO, Ana Arruda. Recife: Maria Martins. Editora Gryphus, 2004.
Cf. GELL, Alfred. Arte e Agência. São Paulo: Editora UBU, 2018.
CERCHIARO, Marina Mazze. Escultoras dos Trópicos, participações e relações de gênero nas bienais de São Paulo (1951-1965). Tese de doutorado em andamento pelo PPG em Estética e História da Arte do MAC - USP. Pesquisa apresentada no XXXVIII Colóquio Brasileiro de História da Arte - Arte & erotismo: prazer e transgressão na história da arte; organizada pelas professoras Ana Magalhães, Letícia Squeff e Valéria Piccoli.
COSAC, Charles; MELLO, Vicente. São Paulo. Maria Martins. Editora Cosac Naify, 2010.
NOCHLIN, Linda. Por que no han existido grandes artistas mujeres? Tradução para Espanhol: Ana María García Kobeh, Crítica feminista en la teoría e historia del arte, Universidad Iberoamericana (Cdmx), Programa Universitario de Estudios de Género de la Unam, Conaculta-Fonca, Curare, 2001, pp. 17-44.
SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti. As mulheres artistas e os silêncios da história: a história da arte e suas exclusões. Revista Labrys, estudos feministas. Ed.: Janeiro/Junho 2007.
VISTA DA EXPOSIÇÃO MARIA MARTINS. METAMORFOSES / Views of the exhibition Maria Martins: Metamorphoses, MAM, São Paulo, 2013.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2018 Diego da Silva Castro