Novos públicos
PDF

Palavras-chave

Museus
Público

Como Citar

GIORDANO, Bruno. Novos públicos: antigos museus. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 13, p. 235–240, 2018. DOI: 10.20396/eha.13.2018.4344. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4344. Acesso em: 3 maio. 2024.

Resumo

É sabido que o museu tem passado pela transição de um modelo tradicional em direção a novas configurações, de modo a contemplar mudanças socioculturais que começaram no final do século passado que se orientam pela convergência digital e revolução tecnológica. Assim, o museu se coloca entre o impasse da tradição e inovação, que reflete em velhas e novas formas de transmissão cultural e velhos e novos públicos. Quem preserva a tradição e à ela se dedica, há o esforço para frear a mudança. Quem compreende que tradição só existe dentro de seu tempo e espaço, preserva-se o que possui valor simbólico. Essa é uma das principais ações da museologia, da história e se ampliarmos essa visão, a sociedade, como um todo, faz suas concessões em prol do que se adequa a contemporaneidade.

https://doi.org/10.20396/eha.13.2018.4344
PDF

Referências

BOURDIEU, P; MICELI, S. A economia das trocas simbólicas: introdução, organização e seleção Sergio Miceli. Tradução. [s.l.]. in: O mercado de bens simbólicos. São Paulo: Perspectiva, 2007. p.99-154.

CURY, M. X. Museus: o que são, para que servem? In: SISEM SP. (Org.). Museus: o que são, para que servem? Brodowski: ACAM Portinari/ Secretaria do Estado da Cultura de São Paulo. 2011. p.23.

DESVALLÉES, A; MAIRESSE, F. Conceitos-chave de museologia. Tradução e comentários Bruno Brulon Soares e Marília Xavier Cury. São Paulo: Armand Colin; Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus; Pinacoteca do Estado de São Paulo; Secretaria de Estado da Cultura, 2013. 100 p.

GARCÍA CANCLINI, N. Leitores, Espectadores e Internautas. Tradução Ana Goldberger. São Paulo: Iluminuras, 2008.

MALUF, V. Entenda o crescimento de público nas exposições de arte - Cultura - iG. Disponível em: http://gente.ig.com.br/cultura/2017-01 24/exposicoes-de-arte.html Acesso em 02 nov 2018.

MARTÍN-BARBERO, J. Dos Meios às Mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Tradução de Ronald Alcides e Sérgio Polito Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.

MASP. Histórias da Sexualidade. São Paulo, 2017. Disponível em: https://masp.org.br/exposicoes/historias-da sexualidade Acesso em 02 nov 2018.

NASCIMENTO, A. F. O lugar do financiamento no campo cultural. In: Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 6., 2010, Salvador: Anais…, Salvador, 2010. 12 p. Disponível em: http://www.cult.ufba.br/wordpress/24572.pdf Acesso em 02 nov 2018.

REIS, A. C. F. Marketing Cultural e Financiamento da Cultura: Teoria e Prática, em um estudo internacional comparado. Thomson: São Paulo. 2003 Os grupos de dança do Centro Cultural São Paulo.

Hello Moto. Disponível em: https://www.hellomoto.com.br/os-grupos-de-danca do-centro-cultural-sao-paulo/ Acesso em 02 nov 2018.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2018 Bruno Giordano

Downloads

Não há dados estatísticos.