Souzousareta Geijutsuka
PDF

Palavras-chave

Arte contemporânea
Autoficcionalização
Yuri Firmeza

Como Citar

SANTOS, Ana Clara Noronha. Souzousareta Geijutsuka: deslocamentos entre realidade e ficção. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 13, p. 117–123, 2018. DOI: 10.20396/eha.13.2018.4317. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4317. Acesso em: 3 maio. 2024.

Resumo

A contemporaneidade demonstra ser marcada de forma particular por um contínuo fenômeno de intercâmbio de informações entre virtualidade e realidade. Nesse sentido, da mesma forma que acontecimentos podem se tornar informação (notícias, relatos em redes sociais, etc.), a própria informação contida nestas mídias já demonstrou de inúmeras formas sua potência em propor e modificar aspectos da realidade. Pode-se citar por exemplo a extensa investigação envolvendo o atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em que comprovou-se que o resultado das eleições norte americanas foi fortemente impactado pela divulgação de Fake News, propagadas intencionalmente pela empresa publicitária Cambrigde Analytica, que utilizou indevidamente os dados pessoais de 50 milhões de usuários da rede social Facebook. Ou, por outro lado, o desencadear de organizações sociais e manifestações significativas, a exemplo da sequência de manifestações ocorridas em 2010 na chamada Primavera Árabe,  cuja constituição muito se atribui à troca de informações pela internet. Da mesma forma, poderia-se citar inúmeros exemplos de fenômenos que se desenvolvem à partir do ambiente virtual, alimentando-se de discussões e informações oriundas do ‘real’. Ou ainda, muitas vezes, como relatos ficcionais e informações deliberadamente adulteradas se instauram nestes suportes provocando todo tipo de consequências factuais.

https://doi.org/10.20396/eha.13.2018.4317
PDF

Referências

ARAÚJO, Felipe. Arte e molecagem. O povo, Fortaleza, 11 de Jan. 2006.

DE BLOOIS, J. The artist formerly know as… or, the loose end of conceptual art and the possibilities of visual autofiction. Image [&] Narrative. v. 19. 2007. Disponível em: http://www.imageandnarrative.be/autofiction/debloois.htm Acesso em: 20 out. 2018.

FIRMEZA, Yuri (Org.). Souzousareta Geijutsuka. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2007.

KJELLMAN-CHAPIN, M. Fake Identity, Real Work: Authenticity, Autofiction and Outsider Art. SPECS. v. 2. n. 51. 2009. p. 148-159. Disponível em: https://scholarship.rollins.edu/cgi/viewcontent.cgi article=1151&context=specs. Acesso em: 21 out. 2018.

LUDMER, Josefina. Aqui América Latina. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.

NORONHA, Jovita Maria Gerheim (Org.). Ensaios sobre a autoficção. Belo Horizonte: UFMG, 2014.

NUNES, Fabio Oliveira. Mentira de artista: arte (e tecnologia) que nos engana para repensarmos o mundo. São Paulo: PROAC-SP/Cosmogonias Elétricas, 2016.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2018 Ana Clara Noronha Santos

Downloads

Não há dados estatísticos.