Ut Architecturapoiesis
PDF

Palavras-chave

John Ruskin
Arquitetura

Como Citar

VIANA, Alice de Oliveira; GODOY, Ana Paula; GUARAGNI, Marina Bianchi. Ut Architecturapoiesis: Ruskin e o ele entre as artes. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 13, p. 82–90, 2018. DOI: 10.20396/eha.13.2018.4313. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4313. Acesso em: 3 maio. 2024.

Resumo

Em meados do século XIX, inserido em um cenário marcado pelos avanços industriais, o campo prático a Arquitetura se caracterizava por uma crise expressiva que evidenciava um descompasso entre as expressões artísticas e as crenças da época. Tal situação se mostrava mais explícita na Inglaterra, país em que mais evidentemente se notava que o desenvolvimento material não ocorria acompanhado de progressos semelhantes na área artística. Se de um lado a indústria moderna, diante de um público consumidor entusiasmado, a cada dia introduzia novos artefatos e a baixo preço - os quais impunham-se mediante a promessa de melhoramento e por meio da sedução do novo -, de outro lado tanto as arquiteturas quanto os objetos de arte decorativa, aos olhos mais críticos dos especialistas, careciam de uma unidade de linguagem artística. 

https://doi.org/10.20396/eha.13.2018.4313
PDF

Referências

RUSKIN, John. The sevenlampsofarchitecture. New York: John Wiley, 1849.

RUSKIN, John. The stonesofVenice. The foundations. Volume thefirst. Secondedition. London: Smith, Elder & Co, 1858.

RUSKIN, John. The stonesofVenice. The fall. Volume thethird. Secondedition. London: Smith, Elder & Co., 1867.

RUSKIN, John. John Ruskin:selectedwritings. Editedby Kenneth Clark.

London: PenguinClassics, 1991.

RUSKIN, John. A manufatura moderna e o design. In: RUSKIN, John. A economia política da arte. Tradução e apresentação de Rafael Cardoso. RJ: Record, 2004, pp.155-186.

RUSKIN, John. A abertura do Palácio de Cristal considerada em algumas de suas relações com o futuro da arte. In: BAUDELAIRE, Charles; RUSKIN, John. Paisagem moderna: Baudelaire e Ruskin. Introdução, tradução e notas de Daniela Kern. Porto Alegre: Ed. Sulina, 2010, pp.230-246.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2018 Alice de Oliveira Viana, Ana Paula Godoy e Marina Bianchi Guaragni

Downloads

Não há dados estatísticos.