Asas do mal
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Palavras-chave

Demônios
Pintura
Cornesli Saftleven

Como Citar

CARVALHO, Alcimar do Lago. Asas do mal: sobre representações de demônios com asas de lepidópteros em pinturas de Cornelis Saftleven (Gorinchem 1607 - 1681 Roterdã). Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 13, p. 73–81, 2018. DOI: 10.20396/eha.13.2018.4312. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4312. Acesso em: 14 jun. 2024.

Resumo

A ideia da arte como imitação da natureza é uma noção da antiguidade, mas que ganha uma ampla dimensão na Idade Moderna com o desenvolvimento de uma nova filosofia que culmina na Revolução Científica do Renascimento (SM ITH 2000). Nesse contexto, a arte se aproxima da ciência, onde o realismo na pintura indica uma busca pela objetividade, e a representação detalhada dos objetos da natureza demonstra o nível aprofundado de seu conhecimento. Não obstante, o acúmulo de conhecimentos empíricos também parece ter dado suporte ao estabelecimento e a consagração de símbolos.

https://doi.org/10.20396/eha.13.2018.4312
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