O processo de seleção nos primeiros anos das Bienais de São Paulo
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Palavras-chave

Bienal de São Paulo
Seleção de obras
Curadoria

Como Citar

PEREIRA, Verena Carla. O processo de seleção nos primeiros anos das Bienais de São Paulo: protocolos e embates. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 10, p. 498–506, 2014. DOI: 10.20396/eha.10.2014.4198. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4198. Acesso em: 3 jul. 2024.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar algumas considerações sobre o processo de seleção das primeiras edições da Bienal de São Paulo, mais especificamente, o período no qual a mostra esteve ligada ao Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM). Criada em 1951, pelo industrial Francisco Matarazzo Sobrinho, a Bienal de São Paulo permaneceu sob os auspícios do MAM até 1962. Nesta primeira década, foram realizadas seis edições da mostra internacional, que desde seu primeiro ano já vivenciou uma das questões que irá perdurar por todas as outras edições: as discussões em torno dos processos de seleção e premiação. Aqui, iremos nos ater ao processo de seleção, buscando apontar os diversos embates surgidos e a evolução dos protocolos de escolha. Na década de 70, as polêmicas em torno do processo de seleção da Bienal irão culminar no projeto de criação das chamadas Bienais Nacionais, mostras cuja função era organizar a escolha da representação brasileira que figuraria na exposição internacional.

https://doi.org/10.20396/eha.10.2014.4198
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