Resumo
Nos propusemos a realizar o levantamento e análise da produção de dois alunos que frequentaram o Estúdio Gravura de Lívio Abramo, Zita Viana de Barros (1930 - 2013) e Moacyr de Vicentis Rocha (1929 - 2000), durante todo o seu funcionamento entre 1960 e 1962, com a identificação e catalogação das obras produzidas e a contextualização dessa produção frente ao cenário artístico nacional. O recorte realizado deveu-se ao acesso à produção original desses dois artistas, bem como aos cadernos de estudo das aulas de xilogravura e de calcogravura presenciadas por Zita no Estúdio Gravura.
Referências
ABRAMO, Lívio. Lívio Abramo: retrospectiva. Texto José Roberto Teixeira Leite, Lívio Abramo, Sérgio Milliet, Geraldo Ferraz, Lourival Gomes Machado, Ramiro Domingues; Oscar Trinidad, Vera Pedrosa, Ernestina Karman, Radhá Abramo, Arnaldo Pedroso D’Horta, José Geraldo Vieira. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 1976. 54 p., il, p&b.
Aprender com Livio era compartilhar a sua arte. Entrevista de Ismênia Coracy. In: Revista Cores Primárias – Jornalismo especializado em história das artes visuais, junho de 2006, Disponível em: http://www. coresprimarias.com.br/ed_2/ismenia_livio_p.php, acessada em 17 de abril de 2013
BUCHMANN, Sabeth. Da antropofagia ao conceitualismo. In: BRAGA, Paula. Fios soltos: a arte de Hélio Oiticica São Paulo: Perspectiva, 2008. p. 223-231
BUTI, Marco; LETYCIA, Anna (Orgs.). Gravura em Metal. São Paulo: EDUSP, 2002
CANONGIA, Ligia. O legado dos anos 60 e 70. São Paulo: Jorge Zahar, 2005.
CARVALHO. Rosa Cristina Maria de. Arte e psiquiatria: um diálogo com artistas plásticos no Hospital Psiquiátrico de Juqueri, in: ArtCultura, Uberlândia, v. 12, n. 21, p. 165-180, jul.-dez. 2010, disponível em http:// www.artcultura.inhis.ufu.br/PDF21/l_reilly.pdf, acessado em 06.05.2013
CONTRIM, Cecília e FERREIRA, Glória (Org.). Escritos de Artistas: anos 60/70. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editora, 2006.
Enciclopédia Itaú Cultural, Livio Abramo, disponível em http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index. cfm?fuseaction=artistas_biografia&cd_verbete=2476&cd_item=1&cd_idioma=28555, acessado em 21 de outubro de 2013
FERRAZ, Geraldo. Lívio Abramo. Coleção Artistas Brasileiros Contemporâneos, nº5. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 1955
FERREIRA, Ilsa Kawall Leal. Livio Abramo. 1983. 149 f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo.
FERREIRA, Orlando C. Imagem e letra. 2ed. São Paulo: EDUSP, 1994.
GONÇALVES, Lisbeth Rebollo. Arte brasileira: 50 anos de história no acervo MAC-USP. São Paulo: Museu de Arte Contemporânea da USP, 1997.
GRAVURA brasileira hoje: depoimentos: III volume. Rio de Janeiro: Oficina de gravura SESC-Tijuca, 1997. 191 p., il. color.
GRAVURA: arte brasileira do século XX. Texto Leon Kossovitch, Mayra Laudanna, Ricardo Resende. São Paulo: Itaú Cultural : Cosac & Naify, 2000. 270 p., il. color.
GRILO, Rubem. A gravura brasileira na coleção Kornis. IN: A Gravura Brasileira na coleção Mônica e George Kornis (catálogo), 2007, p. 12 a 17
D´HORTA, Arnaldo Pedroso. O olho da consciência: juízos críticos e obras desajuizadas. Vera d’Horta (org), EdUSP, 2000
KOSSOVITCH, Leon e LAUDANNA, Mayra. Sobre o político. In: Gravura Brasileira. São Paulo, 2000.
LAKS, Sergio (coord.). Gravura moderna brasileira: acervo Museu Nacional de Belas Artes. Curadoria Rubem Grilo; Texto Wilson Coutinho, Rubem Grilo, Anna Bella Geiger, Aldo Bonadei, Anna Maria Maiolino, Dionísio del Santo, Eduardo Sued, Lívio Abramo, Sérgio Fingermann, Aldemir Martins, Glênio Bianchetti, Manoel Messias, Marcelo Grassmann, Walter Marques, Mário Gruber. Rio de Janeiro: Museu Nacional de Belas Artes, 1999. 135 p., il. p&b color.
LEITE, José Roberto Teixeira. A gravura brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: 1965. 70 p., il. p&b.
MATRIZES do expressionismo no Brasil: Abramo, Goeldi e Segall. Curadoria Tadeu Chiarelli, Lauro Cavalcanti, Marcelo Araújo; texto Tadeu Chiarelli, Aníbal Machado, Sônia Salzstein; tradução Peter Naumann. São Paulo: MAM, 2000. 87 p., il. p&b color.
MILLIET, Sérgio. Roteiro de Lívio Abramo. Habitat, São Paulo, n. 21, p. 43-45, 1955.
NAVES, Rodrigo. A forma difícil: ensaios sobre arte brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 2011
PANORAMA DE ARTE ATUAL BRASILEIRA (3. : 1971 : São Paulo, SP). Panorama de arte atual brasileira : desenho, gravura. Apresentação Joaquim Bento Alves de Lima Neto; texto Paulo Mendes de Almeida. São Paulo : MAM, 1971.
PEDROSA, Mário. Despedida de Livio Abramo. In: ARANTES, Otília Beatriz Fiori (Org.). Acadêmicos e modernos: textos escolhidos III. São Paulo: Edusp, 1998, p. 225-226.
PONTUAL, Roberto. Dicionário das Artes Plásticas no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1969.
SCHENBERG, Mario. A Representação Brasileira na IX Bienal de São Paulo, 1967, disponível em http://www.eca.usp.br/nucleos/cms/index.php?option=com_content&view=article&id=85:a-representacaobrasileira-na-ix-bienal-de-sao-paulo-&catid=17:artigos-de-mario-shenberg&Itemid=15
TÁVORA, Maria Luisa Luz, “A gravura brasileira - anos 50/60- como um movimento: gênese de um mito”, GÁVEA. Revista de História da Arte e Arquitetura, nº 5, Rio de Janeiro, abril de 1988, pp 40-56.
TÁVORA, Maria Luisa Luz, “Fayga Ostrower e a gravura abstrata no Brasil”, Artigo apresentado no seminário Vanguarda e Modernidade nas artes no Brasil e no exterior, Departamento de Artes Plásticas da Unicamp, 2005, disponível em http://www.iar.unicamp.br/dap/vanguarda/artigos_pdf/maria_luiza.pdf, acessado em 24.03.2013
ZANINI, Walter. História Geral da Arte no Brasil. São Paulo: Instituto Moreira Salles, Fundação Djalma Guimarães, 1983, 2 vol.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2014 Mariana Duarte Garcia de Lacerda