Blue
PDF

Palavras-chave

Derek Jarman
Cinema

Como Citar

ANDREGHETTO, Luiz Carlos. Blue: filmando poesia, pintando palavras. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 10, p. 333–339, 2014. DOI: 10.20396/eha.10.2014.4160. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4160. Acesso em: 3 jul. 2024.

Resumo

 O cineasta britânico Derek Jarman (1942-1994), “herdeiro” das vanguardas artísticas dos anos 20/30 e intensamente influenciado pelo cinema underground e experimental dos anos 50/60, construiu uma poética fortemente amparada nos elementos pictóricos. Com um estilo visual singular - ao qual misturou passado e presente; teatro e pintura; artes performáticas e abstrações visuais; sexo e política – realizou um cinema com fortes marcas autorais e características experimentais-ensaísticas, frequentemente calcado na polêmica e na provocação ao establishment existente na época (Inglaterra, anos 80, então governo da primeira ministra Margaret Thatcher).

https://doi.org/10.20396/eha.10.2014.4160
PDF

Referências

ADORNO, Theodor W. Notas de literatura I. São Paulo: Editora 34, 2003.

AUMONT, Jacques. O olho interminável. São Paulo: Cosac & Naify, 2004, p. 35

GOETHE, Johann Wolfgang Von. Teoria Del color. 1810, apud Weitemeier, Hannah, Klein, Taschen, 2001.

RASCAROLI, Laura. “The essay film: problems, definitions, textual commitments” in Frameworks 49, Wayne University Press, Michigan, 2008.

WEINRICHTER, Antonio. La forma que piensa. Tentativas en torno al cine-ensayo. Gobierno de Na Gobierno de Navarra, Pamplona, 2007.

WEITEMEIR, Hannah. Klein. Taschen, 2001.

WOLLEN, Peter. “Blue”, in New Left Review 6, nov./dez. 2000, p.5

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Luiz Carlos Andreghetto

Downloads

Não há dados estatísticos.