Entre tesselas e tons
PDF

Palavras-chave

Santa Maria Maggiore
Devoção mariana
Poesia romana

Como Citar

CAMPOS, Ludimila Caliman. Entre tesselas e tons: o ressoar da devoção mariana na Basílica de Santa Maria Maggiore em Roma (século V). Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 10, p. 322–332, 2014. DOI: 10.20396/eha.10.2014.4159. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4159. Acesso em: 19 maio. 2024.

Resumo

A história da basílica de Santa Maria Maggiore esta envolta a poesia romana. Isso porque onde esta foi construída, ao topo do monte Esquilino, na vila romana Mecenas, teria sido palco de declamações de poemas de Virgílio, Horácio, Ovídio, entre outros. Quando o prédio da basílica foi erigido pelo epíscopo Libério (352-66), atribuiu-se a ela o nome de Sancta Maria ad Nives, pelo fato de estar nevando no início das obras. Restou a Sixto III (432 e 440), bispo de Roma, apenas a decoração interna e a inauguração da edificação, o qual foi dedicado em honra a Maria.

https://doi.org/10.20396/eha.10.2014.4159
PDF

Referências

BRENK, B. Art and Propaganda fide: Christian art and architecture, 300-600. In: In. Cambridge History of Christianity. v. 2, Nova Iorque: Cambridge University Press, 2008. p. 691-725.

FROTHINGHAM, A. L. Notes on Christian Mosaics. II. The Portico of the Lateran Basilica. The American Journal of Archaeology and of the History of the Fine Arts. Archaeological Institute of America, v. 2, n. 4, 1886, p. 414-423.

HENDY, M. Catalogue of the Byzantine Coins in the Dumbarton Oaks Collection and in the Whittemore Collection (Parte 1). v. 4. Washington: Dumbarton, 1999.

MACLAREN, S. Seeing the Whole Picture: A “Madonna and Child” in the Collection of the Walters Art Museum and the “Praesepe” of Santa Maria Maggiore. The Journal of the Walters Art Museum. The Walters Art Museum. v. 63, 2005, p. 15-30.

MILES, Margaret R. Santa Maria Maggiore’s Fifth-Century Mosaics: Triumphal Christianity and the Jews. The Harvard Theological Review, v. 86, n. 2. Nova Iorque: Cambridge University Press, 1993.

PHILIP, N; WILKINSON, P. Eyewitness Companions: Mythology. New York: DK, 2007.

SPAIN, S. “The Promised Blessing”: The Iconography of the Mosaics of S. Maria Maggiore. The Art Bulletin. College Art Association. v. 61, n. 4, 1979, p. 518-540.

WEBB, M. The Churches and Catacombs of Early Christian Rome: A Comprehensive Guide. Brighton: Sussex Academic Press, 2001.

WESTGATE, R. Pavimenta atque emblemata vermiculata: Regional Styles in Hellenistic Mosaic and the First Mosaics at Pompeii. American Journal of Archaeology. Archaeological Institute of America. v. 104, n. 2, 2000, p. 255-275.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Ludimila Caliman Campos

Downloads

Não há dados estatísticos.