Banner Portal
Da sobriedade do gesto
PDF

Palavras-chave

Cinema
Corpo humano
Representação

Como Citar

COSTA JÚNIOR, Edson Pereira da. Da sobriedade do gesto: o decoro na figura humana cinematográfica. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 10, p. 185–194, 2023. DOI: 10.20396/eha.10.2014.4152. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4152. Acesso em: 7 out. 2024.

Resumo

A figura humana foi submetida a diferentes regimes de representação ao longo da história do cinema. A mudança do período silencioso para o sonorizado demarca claramente dois deles: a passagem do corpo histriônico, potente e ginasta presente nos filmes de Buster Keaton, Charlie Chaplin e outros realizadores para uma figura humana cada vez mais moderada. A voz e a palavra se tornam meios privilegiados para a comunicação dos sentimentos e da vontade dos personagens, relegando ao segundo plano o então exagero da disposição gestual e das expressões fisionômicas típico dos filmes silenciosos.

https://doi.org/10.20396/eha.10.2014.4152
PDF

Referências

BARTHES, Roland. O império dos signos. Tradução: Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2007

BERGALA, Alain. O homem que se levanta. In: NAGIB, Lúcia; PARENTE, André. Ozu: o extraordinário cineasta do cotidiano. São Paulo: Cinemateca Brasileira, 1990.

BORDWELL, David. Ozu and the poetics of cinema. New Jersey: Princeton University Press, 1988.

NACACHE, Jacqueline. O ator de cinema. Lisboa: Texto e grafia, 2012.

SANTOS, Antonio. Yasujiro Ozu: Elogio del silencio. Madrid: Ediciones Cátedra, 2005.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Edson Pereira da Costa Júnior

Downloads

Não há dados estatísticos.