Resumo
O interesse pelo desenvolvimento dessa comunicação surgiu durante a feitura de uma pesquisa a ser apresentada na forma de seminário para a disciplina Barroco no Brasil (CAP0260), ministrada pela professora Doutora Ana Cândido Avelar, no Departamento de Artes Plásticas da Universidade de São Paulo, no ano de 2014. Nesta pesquisa procurávamos traçar um panorama geral da produção paulista do período colonial e problematizar a monografia Padre Jesuíno em Monte Carmelo, proposta ao Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), de Mário de Andrade. Pintor, escultor e entalhador atuante no período colonial brasileiro, o ituano tem obras a ele atribuídas espalhadas por todo planalto e litoral paulista e teve sua figura revelada a Mário de Andrade durante uma pesquisa de campo realizada a serviço do SPHAN.
Referências
ARGAN, Giulio Carlo. Arte e crítica de arte. Lisboa: Estampa, 1988.
BEUTTENMÜLLER, Alberto Frederico. Viagem pela arte brasileira. São Paulo: Editora Aquariana, 2002. Disponível em: http://books.google.com.br/. Acesso em: 29 out. 2013.
CARVALHO, Ana Maria Albani de. Nervo Óptico e Espaço N. O.: artes visuais em Porto Alegre durante os anos 70. In: BULHÕES, Maria Amélia (Org.). Artes Plásticas no Rio Grande do Sul: pesquisas recentes. Porto Alegre: UFRGS, 1995. v. 1.
CARVALHO, Ana Maria Albani de. Nervo Óptico e Espaço NO: a diversidade no campo artístico de Porto Alegre durante os anos 70. 1994. 318 f. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Artes/UFRGS, Porto Alegre, 1994.
CHRISTOV-BAKARGIEV, Carolyn (Ed.). Arte Povera. London: Phaidon, 2005. 304 p. Publicado origi- 304 p. Publicado originalmente em 1999.
FARIAS, Agnaldo (Ed.). Bienal 50 anos: 1951-2001. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 2001.
FERREIRA, Cláudio Barcellos Jansen. Desdobramentos da imagem fotográfica na obra de Carlos Pasquetti: Contaminações entre imagem mecânica, imagem autográfica e encenação. 2013. 142 f. TCC (Graduação) - Bacharelado em História da Arte, Departamento de Artes Visuais, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2013. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufrgs.br/da.php?nrb=000911671&loc=2014&l=5e13f2be5eeb8500. Acesso em: 10 ago 2014.
FREIRE, Cristina; LONGONI, Ana (Org.). Conceitualismos do Sul/Sur. São Paulo: Annablume Editora Comunicação Ltda, 2009.
JAREMTCHUK, Dária Gorete. Anna Bella Geiger: passagens conceituais. Belo Horizonte: C/Arte/EDUSP/ FAPESP, 2007. v. 1.
MARGS. Planos e idéias: de 04 a 28 de novembro de 1976. MARGS, Porto Alegre, RS, 1976. Folder.
MORAIS, Frederico. Nervo Óptico: entre o museu e o mercado. O Globo, Rio de Janeiro, p. 40-40. 10 nov. 1977. Disponível em: http://acervo.oglobo.globo.com/consulta-ao-acervo/?navegacaoPorData=197019771110. Acesso em: 29 set. 2013.
POLANCO, Aurora Fernández. Arte Povera. Donostia-san Sebastián: Nerea, 1999. (Arte hoy). V. 3.
ROUILLÉ, André. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Ed. Senac, 2009.
ZANINI, Walter et al. As artes plásticas no seu presente, passado e futuro. O Estado de São Paulo, São Paulo, 17 set. 1972. Suplemento Literário, p. 4-5. Disponível em: http://acervo.estadao.com.br/pagina/#!/19720917-29898-nac-0001-999-1-not. Acesso em: 13 set. 2014.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2014 Cláudio Barcellos Jansen Ferreira