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Entre a enciclopédia e o dicionário como escritas históricas
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Palavras-chave

Hans Belting
Teoria
Narrativa

Como Citar

BARROS, Antônio Leandro Gomes de Souza. Entre a enciclopédia e o dicionário como escritas históricas. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 10, p. 84–91, 2014. DOI: 10.20396/eha.10.2014.4148. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4148. Acesso em: 7 out. 2024.

Resumo

A partir do final da década de 1980, em meio ao sentimento de crise, o trabalho de Hans Belting foi consolidando-se como um dos mais polêmicos e importantes para o pensamento da história da arte contemporânea. Até que em 1996, resultado de mais de uma década de reflexões teóricas, históricas, críticas e docentes, o autor alemão publicou O Fim da História da Arte. No livro ele diagnostica a perspectiva definitiva de um abismo histórico que se fazia plenamente apresentado entre a história da arte institucionalizada e as obras de arte em produção, tendo por ponto de gravidade desse diagnóstico uma crise da narratividade: o fim da história da arte é o fim de uma narrativa.

https://doi.org/10.20396/eha.10.2014.4148
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Referências

ARGAN, G. C. História da arte como história da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

LONGHI, R. Breve ma veridica storia della pittura italiana. Milano: BUR SAGGI, 2001.

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Copyright (c) 2014 Antônio Leandro Gomes de Souza Barros

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