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A tradição da pintura pitoresca na obra de Eliseu d’Angelo Visconti (1866-1944)
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Palavras-chave

Eliseu Visconti
Pintura
Representação
Lavadeiras

Como Citar

TOMÉ, Aline Viana. A tradição da pintura pitoresca na obra de Eliseu d’Angelo Visconti (1866-1944): o grupo das lavadeiras. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 10, p. 53–61, 2014. DOI: 10.20396/eha.10.2014.4145. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4145. Acesso em: 8 out. 2024.

Resumo

As lavadeiras e seus varais repletos de roupas estão presentes em quase todos os períodos da produção de Eliseu Visconti, excetuando-se a temporada de aperfeiçoamento do pintor em solo estrangeiro. As roupas estendidas são “tema absoluto na obra de Visconti, desde antes de seu estágio em Paris e até o último período de sua carreira”2, estando concentradas nas fases inicial e final de sua vida profissional, no Rio e em Teresópolis, respectivamente.

https://doi.org/10.20396/eha.10.2014.4145
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Referências

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Copyright (c) 2014 Aline Viana Tomé

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