Resumo
A obra O imigrante japonês: história de sua vida no Brasil, de Tomoo Handa (1987), foi publicada pelo Centro de Estudos Nipo-Brasileiros (CENB). Esta obra é a referência utilizada nos estudos sobre a temática da imigração japonesa para o Brasil. Handa além de escrever sobre o imigrante japonês também o desenhou e pintou. Suas obras em número reduzido são preservadas pelo Museu da Imigração Japonesa, mas Handa também teve obras adquiridas por Mário de Andrade, hoje compondo o acervo de artes visuais do Instituto de Estudos Brasileiros da USP e tem obras pertencentes à Pinacoteca do Estado de São Paulo. O estudo proposto está em desenvolvimento e pretende abordar a forma como Handa representa o imigrante japonês, tanto pela linguagem gráfica quanto pela escrita.
Referências
BARTH, Fredrik. O guru, o iniciador e outras variações antropológicas. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria, 2000, p. 34.
BENEDICT, Ruth. O crisântemo e a espada. São Paulo: Perspectiva, 1997.
HANDA, Tomoo. O imigrante japonês: história de sua vida no Brasil. Centro de Estudos Nipo-Brasileiros, T. A. QUEIROZ, EDITOR, LTDA, 1987.
LÉVI-STRAUSS, Claude. O pensamento selvagem. Campinas: Papirus, 1989.
MAUSS, Marcel. Sociologia e antropologia. São Paulo: Cosac Naify, 2003.
MERLEAU-PONTY, Maurice Signos. São Paulo: Livraria Martins Fontes Ltda., 1991.
OLIVEIRA, Guilherme Nanini da Silva. “Ganha bonito, perde bonito”: honra e coporalidade no kendo paulistano. Curitiba: Dissertação (Mestrado em Antropologia Social). Setor de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Antropologia, Universidade Federal do Paraná, 2013.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2014 Guilherme Nanini da Silva Oliveira