Resumo
O primeiro Museu de Indumentária construído no Rio de Janeiro na década de 60 por Sophia Jobim foi de grande relevância para o cenário carioca. Propomos neste texto apresentá-lo a partir do material visual e literário da Coleção Jobim Magno de Carvalho que se encontra conservado no Museu Histórico Nacional (MHN), no Rio de Janeiro. Ademais, também discutiremos sobre o vestuário nas obras de arte a partir da análise de duas aquarelas específicas: “A dama de Nuremberg” e “Saskia” que faziam parte de seu repertório imagético e que eram manuseadas pelos seus convidados no Museu de Indumentária.
Referências
BURKER, Peter. Testemunha ocular: história e imagem. São Paulo: Edusc, 2004.
BOUCHER, François. História do Vestuário no Ocidente: das origens aos nossos dias. Tradução por André Telles. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
CARVALHO, Sophia J. Magno. O que é a indumentária histórica: palestra realizada na E.N.B.A. Sophia J. Magno Carvalho. Rio de Janeiro: Universidade do Brasil, 1960.
RISEIRO, Maria Laura. DYER, Emília. BORNAY, Clóvis. Indumentária – Arte e Documento. Folheto do Museu Histórico Nacional (MHN), Rio de Janeiro, 1970.
VIANA, Fausto. Sophia: Pioneirismo no estudo de indumentária no Brasil. Anais do Museu Histórico Nacional (MHN), Rio de Janeiro, v.44, p.243 – 261, 2012. Inventário Analítico da Coleção Sophia Jobim Magno de Carvalho, do Museu Histórico Nacional, elaborado por Rosângela Bandeira - Arquivo Histórico.
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Copyright (c) 2014 Graciana P. de Almeida e Fabiana P. de Almeida