Banner Portal
A representação dos animais em "A educação faz tudo" de Jean-Honoré Fragonard
PDF

Palavras-chave

Jean-Honoré Fragonard
Pintura
Representação de animais

Como Citar

NOVELLI DURO, Fabriccio Miguel. A representação dos animais em "A educação faz tudo" de Jean-Honoré Fragonard. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 10, p. 229–240, 2014. DOI: 10.20396/eha.10.2014.4129. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4129. Acesso em: 8 out. 2024.

Resumo

Esta apresentação foi desenvolvida a partir da minha pesquisa de iniciação científica denominada “A Educação Faz Tudo: uma pintura de Jean-Honoré Fragonard no MASP”, realizada entre os meses de agosto de 2013 e julho de 2014. Nessa pesquisa, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo e sob a orientação da prof.ª Dr.ª Elaine Dias, busquei compreender esta pintura de Fragonard dentro dos referenciais artísticos do pintor e do contexto no qual a obra foi realizada, assim como elaborei algumas hipóteses para a interpretação desta tela, dentre as quais: a sua relação com os debates referentes à educação, a sentimentalização da representação infantil e dos animais no período e a influência do mundo dos espetáculos na produção do artista.

https://doi.org/10.20396/eha.10.2014.4129
PDF

Referências

CAMPBELL, Gordon (org.) The Grove encyclopedia of decorative arts. Oxford University Press : New York, 2006.

CROW, Thomas. Painters and public life in 18th century Paris. New Haven; London : Yale University Press, 1985.

CUZIN, Jean-Pierre. Fragonard: Life and Work. New York : H.N. Abrams, 1988.

LOUGHLIN, Dana. The Entomology of Ornament: Essai de Papillonneries Humaines and the Metamorphoses of Eighteenth-Century Decorative Art. 2012. Thesis (Master of Arts) - The University of British Columbia, Vancouver,2012.

ROSENBERG, Pierre. Fragonard. New York : H.N. Abrams, 1988.

STEIN, Perrin. Boucher’s Chinoiseries: Some New Sources. The Burlington Magazine, London, v. 138, n. 1122, p. 598-604, September, 1996.

STANDEN, Edith A. The “Amours des Dieux”: A Series of Beauvais Tapestries after Boucher. Metropolitan Museum Journal, Chicago, v. 19/20, p. 63-84, 1984-5.

TAYLOR, Sean J. Pendants and Commercial Ploys: Formal and Informal Relationships in the Work of Nicolas Delaunay. Zeitschrift für Kunstgeschichte, Berlin, v. 50, n. 4, p. 509-538, 1987.

WILDENSTEIN, Georges. The paintings of Fragonard : complete edition. Phaidon : Great Britain, 1960.

YOUNG, Bonnie. The Monkey & the Peddler. The Metropolitan Museum of Art Bulletin, New York, v. 26, n. 10, p. 441-454, June, 1968. YOUNG, 1968, p. 441.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Fabriccio Miguel Novelli Duro

Downloads

Não há dados estatísticos.