O real como trauma nos Guevaras de Claudio Tozzi
PDF

Palavras-chave

Claudio Tozzi
Ernesto Guevara de la Serna
Artes visuais
Arte contemporânea

Como Citar

MEDEIROS, Alexandre Pedro de. O real como trauma nos Guevaras de Claudio Tozzi. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 10, p. 23–31, 2014. DOI: 10.20396/eha.10.2014.4114. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4114. Acesso em: 3 jul. 2024.

Resumo

No dia seguinte à morte de Ernesto Guevara de la Serna, em 9 de outubro de 1967, o artista visual paulistano Claudio Tozzi iniciou sua série de trabalhos produzidos sob o signo da morte de “Che” com “Guevara Vivo ou Morto”.2 Logo após apareceram “Guevara”, “Guevara Morto” e inúmeras variações, sendo talvez a mais conhecida aquela bandeira Guevara que aparece segurada por Hélio Oiticica em uma fotografia de 1968.

https://doi.org/10.20396/eha.10.2014.4114
PDF

Referências

AGAMBEN, Giorgio. O que resta de Auschwitz: o arquivo e a testemunha (Homo Sacer III). São Paulo: Boitempo, 2008.

BAZAINE, Jean. Notes sur la peinture d’aujourd’hui. Paris: Éditions Floury, 1948.

CHAIA, Miguel. Arte e política: situações. In: _______ (Org.). Arte e política. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2007.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

DEBRAY, Régis. Vida e morte da imagem: uma história do olhar no ocidente. Petrópolis, RJ: Vozes, 1993.

FOSTER, Hal. O retorno do real: a vanguarda no final do século XX. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

FREUD, Sigmund. Além do princípio de prazer. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

HEIDEGGER, Martin. A Origem da Obra de Arte. Lisboa: Edições 70, 1990.

LACAN, Jacques. O Seminário – Livro XI: os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. 3. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1988.

MALDINEY, Henri. Conferência de Henri Maldiney no Museu de Arte de São Paulo. São Paulo. 2014. Conferência realizada no MASP em 25/10/1989. Tradução de Nelson Alfredo Aguilar.

MARCUSE, Herbert. A Arte na Sociedade Unidimensional. In: LIMA, Luiz Costa (Org.). Teoria da Cultura de Massa. 7. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

OLIVEIRA, Liliana Helita Torres Mendes de. A Pop Art Analisada Através das Representações dos Estados Unidos e do Brasil na IX Bienal Internacional de São Paulo, em 1967. 1993. 320 f. Dissertação (Mestrado em História) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1993.

TOZZI, Claudio. Entrevista concedida a Alexandre Pedro de Medeiros. São Paulo, 6 dez. 2012. Entrevista.

TOZZI, Claudio. Entrevista concedida a Alexandre Pedro de Medeiros. São Paulo, 05 de jun. de 2014. Entrevista.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Alexandre Pedro de Medeiros

Downloads

Não há dados estatísticos.