Entre Cristo e os homens, entre o bem e o mal
PDF

Palavras-chave

Retrato
Guilherme III de Orange
Jan Davidsz de Heem
Natureza morta

Como Citar

CARVALHO, Alcimar do Lago. Entre Cristo e os homens, entre o bem e o mal: novas interpretações sobre a “Guirlanda de flores e frutos com o retrato de Guilherme III de Orange” (ca. 1665) de Jan Davidsz de Heem. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 10, p. 13–22, 2014. DOI: 10.20396/eha.10.2014.4113. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4113. Acesso em: 19 maio. 2024.

Resumo

A partir de um estudo anterior, onde cem naturezas-mortas produzidas nos antigos Países Baixos durante o século XVII foram reunidas e analisadas sob o ponto de vista da representação de insetos, borboletas especialmente, ficou evidente a sua relação com alguns dos gêneros pictóricos da tradição cristã em termos de estrutura de composição (CARVALHO 2014; Carvalho em preparação), como predito nos artigos de BERGSTRÖM (1955a, b). Distintos padrões de coloração, forma e comportamento, correspondentes aos de espécies reais de borboletas, encontram-se repetidamente representados, em grande parte tendendo a formar pares antagônicos.

https://doi.org/10.20396/eha.10.2014.4113
PDF

Referências

ALPERS, Svetlana. A arte de descrever: A arte holandesa no século XVII (Texto & Arte, 16). São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1999.

BERGSTRÖM, Ingvar. Disguised symbolism in ‘Madonna’ pictures and still life: I. The Burlington Magazine, v.97, n.631, p. 303-308, 1955a.

BERGSTRÖM, Ingvar. Disguised symbolism in ‘Madonna’ pictures and still life: II. The Burlington Magazine, v.97, n.632, p.342-347+349, 1955b.

BERGSTRÖM, Ingvar. Dutch still-life painting in the seventeenth century. London: Faber and Faber, 1956.

BOTT, Gian Casper. Still life. Köln: Taschen, 2008.

CARVALHO, Alcimar do Lago. Butterflies at the Mouth of Hell: traces of biology of two species of Nymphalidae (Lepidoptera) in European paintings of the fifteenth century. Filosofia e História da Biologia, v.5, n.2, p.177-193, 2010.

CARVALHO, Alcimar do Lago. Borboletas entre o céu e o inferno: o confronto entre os Pieridae e os Nymphalidae (Insecta: Lepidoptera) nas naturezas-mortas dos Países Baixos no século XVII. Anamorfose, v.2, n.1, p.1-15, 2014.

DOMINICUS-VAN SOEST, Marleen. Rijksmuseum: The Masterpieces Guide. Amsterdã: Rijsmuseum Amsterdam, 2003.

HAIRS, Marie-Louise. Les peintres flamands de fleurs au XVIIe siècle (Collection Référence). Tournai: La Renaissance du Livre, 1988.

HARMS, Wolfgang & KUECHEN, Ulla-Britta. Joachim Camerarius’ Symbola et emblemata (1590-1604) (vols 1, 2). Graz: Akademische Druck- und Verlags-Anstalt, 1986/1988.

IMPELLUSO, Lucia. Nature and its symbols. Los Angeles: The Paul Getty Museum, 2004.

JONGH, Eddy de. Grape Symbolism in Paintings of the 16th and 17th Centuries. Simiolus: Netherlands Quarterly for the History of Art, v.7, n.4, p.166-191, 1974.

MIRANDA, Evaristo Eduardo. Animais Interiores. Os voadores. São Paulo: Edições Loyola, 2003.

SCHNEIDER, Norbert. Still Life. Köln: Taschen, 1994.

TAPIÉ, Alain. Les sens caché des fleurs. Symbolique & botanique dans la peinture du XVIIe siècle. Paris: Adam Biro, 2000.

ZESEN, Philipp von. Leo Belgicus hoc est, Reipublicae Belgarum foederatae ab ipsis Batavorum incunabulis exorsa descriptio. Amsterdã: Lodewijk Elzevier & Daniel Elzevier, 1660.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Alcimar do Lago Carvalho

Downloads

Não há dados estatísticos.