Resumo
A reflexão e a investigação sobre o conceito de beleza em suas relações físicas e metafísicas ocorreram em paralelo ao percurso da história do pensamento ocidental. De Platão e Aristóteles aos filósofos da Idade Média como Santo Agostinho e São Tomás de Aquino aos humanistas do Renascimento como Marsilio Ficino e Agostino Nifo, todos, a seu modo, emitiram uma consideração a respeito do tema.
Referências
ARISTÓTELES. Poética. Tradução, prefácio, introdução, comentário e apêndices de Eudoro de Sousa. Porto Alegre: Editora Globo, 1966.
DOLCE, Lodovico. Dialogo della Pittura, intitolato L’Aretino. In: BAROCCHI, Paola. Trattati d’Arte del Cinquecento – Fra Manierismo e Controriforma. Vol. I, Bari: Gius. Laterza e Figli, 1960.
GARIN, Eugenio. L’Umanesimo Italiano – Filosofia e vita civile nel Rinascimento. Roma-Bari: Giuseppe Laterza & Figli, 1984.
GEBHARDT, Émile. Les Origines de la Renaissance en Italie. Paris: Librairie Hachette et Cie., 1879, p. 1, citado por ALVES, Luiz Roberto. Diálogos de Amor – Humanismo e Exílio em Jehuda Abravanel. São Paulo: Fapesp/Edusp/Nova Alexandria, 1997.
GRASSI, Luigi e PEPE, Mario. Dizionario dei Termini Artistici. Tea Editore, s/l., s/d.
KLEIN, Robert and ZERNER, Henri. Italian Art 1500-1600 – Sources and Documents in the History of Art Series. New Jersey: Prentice-Hall, Inc., 1966.
PANOFSKY, Erwin, Idea – Contribuição à história do conceito da antiga teoria da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
NIFO, Agostino. De Pulchro et amore; De Pulchro Líber; Du Beau et de L’Amour; Le Livre du Beau. Édition critique, traduction, introduction et notes par Laurence Boulègue. Paris: Société d’édition Les Belles Lettres, 2003.
NIFO, Agostino. De Pulchro in Cap. X – Bellezza e Grazia. In: BAROCCHI, Paola. Scritti D`Arte del Cinquecento. Tomo II. Milano, Napoli: Riccardo Ricciardi Editore, 1970.
PINO, Paolo. Dialogo di Pittura di Messer Paolo Pino nuovamente dato in luce. In Vinegia per Pauolo Gherardo, MDXLVIII. Edição fac-símile de 1548 (com nota de Giorgio Nicodemi), Milão, 1945.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.