The natural house e a usonian
No centro, ilustração de aparência antiga com um homem de vestes amarelas escrevendo com uma pena em um caderno, em frente à um armário de madeira. As partes superior e inferior da capa contém um fundo azul com as informações sobre o evento.
PDF

Palavras-chave

The Natural House
Usonian
Arquitetura e texto
Arquitetura orgânica

Como Citar

TAGLIARI, Ana; FLORIO, Wilson. The natural house e a usonian: relações entre texto e arquitetura. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 5, p. 427–435, 2009. DOI: 10.20396/eha.5.2009.4038. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4038. Acesso em: 22 jul. 2024.

Resumo

A confrontação entre o texto do arquiteto com sua obra construída pode revelar significados inerentes e importantes para uma leitura e interpretação mais profunda.

O livro The Natural House, de Frank Lloyd Wright, revela a postura humanista, social e simples do arquiteto norte-americano, preocupado com a economia, bem-estar e qualidade de vida do individuo. Nele, Wright expõe detalhadamente seus princípios orgânicos que norteiam os projetos das Usonian Houses, residências de baixo-custo concebidas a partir da década de 30. Como Walt Whitman, por quem Wright tinha profunda admiração, a democracia era o que o arquiteto buscava atingir com sua arquitetura. Wright escreveu vários textos e livros, porém The Natural House se apresenta como uma leitura essencial para se entender sua arquitetura orgânica madura.

O objetivo deste ensaio é analisar a primeira Usonian a partir do texto The Natural House, buscando assim estabelecer relações entre texto e a arquitetura.

https://doi.org/10.20396/eha.5.2009.4038
PDF

Referências

BLAKE, Peter. FLW Architecture and Space. Baltimore: Penguin Books, 1965.

JACOBS, Herbert A. Building with FLW – Chicago: Southern Illinois University Press, 1978.

NORBERG-SCHULZ, Christian. Genius Loci. Towards a Phenomenology of Architecture. New York: Rizzoli International Publications, 1980.

NUTE, Kevin. FLW and Japan. London/NY: Routledge Taylor & Francis Group, 2000.

REISLEY, Roland. Usonia New York-Building a community with Frank Lloyd Wright. Princeton Architectural Press, New York-NY, 2001.

SERGEANT, John. Frank Lloyd Wright’s Usonian Houses. The case for organic architecture. New York: Watson-Guptill Publications, 1976.

STREICH, Eugene R. An Original-Owner Interview survey of Frank Lloyd Wright’s residential Architecture. In: BROOKS, Allen. Writings on Wright. London: MIT Press, 1981.

TAGLIARI, Ana. Os princípios orgânicos na obra de Frank Lloyd Wright: Uma abordagem gráfica de exemplares residenciais. Dissertação de Mestrado. Campinas: Instituto de Artes, Unicamp, 2008.

TAFEL, Edgar. Years with FLW. Apprentice to Genius. New York: Dover Publications, 1979.

WRIGHT, Frank L. An Autobiography. England: Pomegranate Europe Ltda., 1943.

WRIGHT, Frank L. The Future of Architecture. New York: Horizon Press, 1953.

WRIGHT, Frank L. The Natural House. New York: Horizon Press, 1954.

WRIGHT, Frank L. An American Architecture. Horizon Press, 1955.

WRIGHT, Frank L. In The Cause of Architecture. Architectural Record Books, 1975.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Downloads

Não há dados estatísticos.