Banner Portal
Reflexões fotográficas a partir do trabalho de Claudia Andujar
No centro, ilustração de aparência antiga com um homem de vestes amarelas escrevendo com uma pena em um caderno, em frente à um armário de madeira. As partes superior e inferior da capa contém um fundo azul com as informações sobre o evento.
PDF

Palavras-chave

Claudia Andujar
Fotografia

Como Citar

SOARES , Carolina. Reflexões fotográficas a partir do trabalho de Claudia Andujar. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 5, p. 413–419, 2009. DOI: 10.20396/eha.5.2009.4036. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4036. Acesso em: 7 out. 2024.

Resumo

Em 1958, Claudia Andujar realiza seu primeiro ensaio fotográfico sobre os índios Karajá, na ilha do Bananal. Se a principio ela não tinha claro o desejo de ser fotógrafa, no entanto, parecia já demonstrar a vontade de trabalhar com questões sociais, dentre elas a indígena. Talvez essa inclinação se deva à sua formação no curso de Humanidades pela Universidade de Nova York, nos Estados Unidos1 , e, principalmente, à amizade que estabelece com o antropólogo brasileiro Darcy Ribeiro. É a partir desse contato que encontra muitos dos fundamentos que nortearão o percurso que a leva, nos anos de 1960/70, a fotografar os índios Yanomami, trabalho este no qual estará centrada grande parte de sua trajetória como fotógrafa.

https://doi.org/10.20396/eha.5.2009.4036
PDF

Referências

ANDUJAR, Claudia. A vulnerabilidade do ser, São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2005.

BAQUÉ, Dominique. La fotografía plástica, Barcelona: Gustavo Gili, 2003.

BARTHES, Roland. A câmara clara, tradução de Júlio Castañon Guimarães, Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

GREENBERG, Clement. “Rumo a um mais novo Laocoonte”, in COTRIM, Cecília & FERREIRA, Glória (Org.). Clemente Greenberg e o debate crítico, tradução Maria Luiza X. de A. Borges – Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

KOSSOY, Boris. Realidades e Ficções na Trama Fotográfica. São Paulo: Ateliê Editorial, 3ª. edição, 2002.

LYONS, Nathan. Photography in the Twentieth Century, New York: the George Eastman House of Photography, 1967.

TAGG, John. The burden of representation – Essays on Photographies and Histories. New York: Palgrave Macmillan, 1988.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Downloads

Não há dados estatísticos.