Banner Portal
Di Cavalcanti memorialista
No centro, ilustração de aparência antiga com um homem de vestes amarelas escrevendo com uma pena em um caderno, em frente à um armário de madeira. As partes superior e inferior da capa contém um fundo azul com as informações sobre o evento.
PDF

Palavras-chave

Di Cavalcanti
Memória

Como Citar

SILVEIRA, Éder. Di Cavalcanti memorialista: boemia, arte e política. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 5, p. 405–412, 2009. DOI: 10.20396/eha.5.2009.4035. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4035. Acesso em: 8 out. 2024.

Resumo

Várias são as formas de representação do eu. Autobiografias, romances autobiográficos, memórias, poesia e autorretrato. Rembrandt, por exemplo, celebrizou-se pela grande série de autorretratos que produziu ao longo da vida, onde buscou expressar diferentes estados de espírito e pensar a passagem do tempo.

https://doi.org/10.20396/eha.5.2009.4035
PDF

Referências

AMARAL, Aracy A. Artes plásticas na Semana de 22. 5ª ed. São Paulo: 34, 1998.

AMARAL, Aracy A. Arte para quê? 3 ed. São Paulo: Estúdio Nobel, 2003.

BOURDIEU, Pierre. Razões práticas. Sobre a teoria da ação. 7 ed. São Paulo: Papirus, 2004.

CHIARELLI, Tadeu. Arte internacional brasileira. São Paulo: Lemos, 1999.

COELHO, Diná Lopes de (Org). Retrospectiva Di Cavalcanti. São Paulo: MAM, 1972.

COUTO, Maria de Fátima Morethy. Por uma vanguarda nacional. A crítica brasileira em busca de uma identidade artística (1940-1960). Campinas: Unicamp, 2004.

DI CAVALCANTI, Emiliano. Viagem da minha vida (memórias). O testamento da alvorada. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1955.

DI CAVALCANTI, Emiliano. Reminiscências líricas de um perfeito carioca. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1964.

DI CAVALCANTI, Emiliano. Definindo posição contra o abstracionismo. Entrevista. Folha da Noite, 21 de outubro de 1948. Consultada em http://almanaque.folha.uol.com.br/ilustrada_21out1948.htm , no dia 20/08/2009.

DI CAVALCANTI, Emiliano. Realismo e abstracionismo. Fundamentos, nº 3. São Paulo, agosto de 1948.

DOSSE, François. História do estruturalismo. V. 1. O campo do signo. 2 ed. Bauru: Edusc, 2006.

FABRIS, Annateresa (org.). Modernidade e modernismo no Brasil. São Paulo: Circo das Letras, 1994.

GRINBERG, Piedade Epstein. Di Cavalcanti: um mestre além do cavalete. São Paulo: Metalivros, 2005.

GULLAR, Ferreira (Org). Di Cavalcanti, 1897-1976. Pinturas, desenhos, jóias. Rio de Janeiro: Pinakotheke, 2006.

LANDAU, Aleksander B. (Org). Emiliano Di Cavalcanti. Textos de Luis Martins e Paulo Mendes de Almeida. São Paulo: Brunner, 1976.

MACHADO, Lourival Gomes. Retrato da arte moderna do Brasil. São Paulo: Ministério da Educação e Saúde, 1948. (Coleção do Departamento de Cultura, 33).

MACHADO, Lourival Gomes. Introdução. Catálogo da I Bienal do Museu de Arte Moderna de São Paulo. São Paulo: MAM-SP, outubro de 1951.

MALFATTI, Anita. Notas biográficas, 1949. FAM, Cx3/P1/02.01.0004. IEB/USP. (Original manuscrito)

MICELI, Sergio. Imagens negociadas. Retratos da elite brasileira (1920-40). São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

MICELI, Sergio. Nacional estrangeiro. História social e cultural do modernismo artístico em São Paulo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

MILLIET, Maria Alice (coord). Mestres do Modernismo. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo/Pinacoteca do Estado, 2005.

NAVES, Rodrigo. A forma difícil. São Paulo: Ática, 1996.

PEDROSA, Mário. Dos murais de Portinari aos espaços de Brasília. São Paulo: Perspectiva, 1981.

SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti. Di Cavalcanti ilustrador. Trajetória de um jovem artista gráfico na imprensa. São Paulo: Sumaré, 2002.

ZILIO, Carlos. A querela do Brasil. A questão da identidade da arte brasileira: a obra de Tarsila, Di Cavalcanti e Portinari / 1922-1945. Rio de Janeiro: Funarte, 1982.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Downloads

Não há dados estatísticos.