Resumo
A combinação de arte, crítica e caricatura com uma pitada de humor, produziu no século XIX um intrigante e rico material para a compreensão do fenômeno artístico. Tendo as primeiras aparições ocorrido na imprensa parisiense de meados do século XIX, a mistura desses elementos deu origem ao chamado, entre outras nomenclaturas, Salão Caricatural. Como o próprio nome antecipa, esse gênero artístico consiste em caricaturas publicadas na imprensa periódica, por ocasião da realização das exposições da Academia de Belas Artes, onde o caricaturista comenta de maneira satírica ou bem humorada as obras de maior destaque ou polêmicas da mostra em questão. No Brasil, de forma bem mais tímida do que na França, pode-se observar esses comentários críticos através do trabalho de Angelo Agostini, sobretudo na Revista Illustrada (1876-1898). A originalidade desses salões permite o conhecimento de posições ímpares do observador caricaturista, bem como de outras perspectivas do fenômeno artístico.
Referências
BARIDON, Laurent; GUÉDRON, Martial. L'art et l'histoire de la caricature. Paris: Citadelles & Mazenod, 2006
GRANJEIA, Fabiana Guerra. Oscar Guanabarino: Críticas a Exposição Geral de Belas Artes de 1884. In: Dezenovevinte
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MELOT, Michel. L’oeil qui rit Les pouvoir comiques des images. Suisse: Office du Livre, 1975.
NYS, Paul. Les salons caricaturaux de Nadar. Memoire de Máster 1. Realisé en 2008 sous la direction de M. Bertrand Tillier. Université Paris I.
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