Banner Portal
Arte, crítica, caricatura e humor
No centro, ilustração de aparência antiga com um homem de vestes amarelas escrevendo com uma pena em um caderno, em frente à um armário de madeira. As partes superior e inferior da capa contém um fundo azul com as informações sobre o evento.
PDF

Palavras-chave

Arte brasileira
Caricatura
Crítica de arte

Como Citar

SILVA, Rosangela de Jesus. Arte, crítica, caricatura e humor: a produção artística em questão. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 5, p. 398–404, 2009. DOI: 10.20396/eha.5.2009.4034. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4034. Acesso em: 8 out. 2024.

Resumo

A combinação de arte, crítica e caricatura com uma pitada de humor, produziu no século XIX um intrigante e rico material para a compreensão do fenômeno artístico. Tendo as primeiras aparições ocorrido na imprensa parisiense de meados do século XIX, a mistura desses elementos deu origem ao chamado, entre outras nomenclaturas, Salão Caricatural. Como o próprio nome antecipa, esse gênero artístico consiste em caricaturas publicadas na imprensa periódica, por ocasião da realização das exposições da Academia de Belas Artes, onde o caricaturista comenta de maneira satírica ou bem humorada as obras de maior destaque ou polêmicas da mostra em questão. No Brasil, de forma bem mais tímida do que na França, pode-se observar esses comentários críticos através do trabalho de Angelo Agostini, sobretudo na Revista Illustrada (1876-1898). A originalidade desses salões permite o conhecimento de posições ímpares do observador caricaturista, bem como de outras perspectivas do fenômeno artístico.

https://doi.org/10.20396/eha.5.2009.4034
PDF

Referências

BARIDON, Laurent; GUÉDRON, Martial. L'art et l'histoire de la caricature. Paris: Citadelles & Mazenod, 2006

GRANJEIA, Fabiana Guerra. Oscar Guanabarino: Críticas a Exposição Geral de Belas Artes de 1884. In: Dezenovevinte

LE MEN, Ségolène. Daumier et la caricature. Paris : Citadelles & Mazenod, 2008.

MELOT, Michel. L’oeil qui rit Les pouvoir comiques des images. Suisse: Office du Livre, 1975.

NYS, Paul. Les salons caricaturaux de Nadar. Memoire de Máster 1. Realisé en 2008 sous la direction de M. Bertrand Tillier. Université Paris I.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Downloads

Não há dados estatísticos.