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Aspectos da representação e do processo projetual em Hélio Oiticica
No centro, ilustração de aparência antiga com um homem de vestes amarelas escrevendo com uma pena em um caderno, em frente à um armário de madeira. As partes superior e inferior da capa contém um fundo azul com as informações sobre o evento.
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Palavras-chave

Hélio Oiticica
Experimental
Arquitetura
Projeto

Como Citar

ROZESTRATEN, Artur Simões. Aspectos da representação e do processo projetual em Hélio Oiticica: aproximações com a arquitetura. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 5, p. 370–377, 2009. DOI: 10.20396/eha.5.2009.4031. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4031. Acesso em: 7 out. 2024.

Resumo

No texto que compôs para o catálogo de sua exposição na Whitechapel Gallery em Londres em 1969, Hélio Oiticica usou o conceito de “campus experimental” para se referir à sua instalação “Éden”. Com esse conceito o artista sugeria uma fusão entre espaço – como campo, terreno ou território –, e tempo como ação contínua, deslocamento, processo de caráter especulativo, tentativa ou ensaio. O conceito, além de qualificar a instalação Éden como lugar construído para experimentações estéticas, caracterizava também e, sobretudo, o próprio processo de trabalho formativo do artista.

https://doi.org/10.20396/eha.5.2009.4031
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Referências

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