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Roman Jakobson
No centro, ilustração de aparência antiga com um homem de vestes amarelas escrevendo com uma pena em um caderno, em frente à um armário de madeira. As partes superior e inferior da capa contém um fundo azul com as informações sobre o evento.
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Palavras-chave

Roman Jakobson
Semiótica
Fotografia
Imagem
Imigração judaica

Como Citar

ROMANOVSKY, Ludmila Menezes. Roman Jakobson: abordagem semiótica da fotografia como imagem narrativa da imigração judaica nas décadas de 30 e 40. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 5, p. 362–369, 2009. DOI: 10.20396/eha.5.2009.4030. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4030. Acesso em: 10 out. 2024.

Resumo

Ler a fotografia conduz a uma segunda narrativa a partir da imagem que comporta em si, uma realidade apreendida da realidade propriamente dita. A imagem fotográfica em sua estética concreta materializa a memória e em contrapartida cede espaço a subjetividade de interpretações do momento registrado. Ao considerar a imagem como narrativa, o referencial teórico e metodológico elaborado por Roman Ossipovitch Jakobson tem extrema relevância e aplicabilidade.

https://doi.org/10.20396/eha.5.2009.4030
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