O exotismo na arquitetura eclética do Rio de Janeiro
No centro, ilustração de aparência antiga com um homem de vestes amarelas escrevendo com uma pena em um caderno, em frente à um armário de madeira. As partes superior e inferior da capa contém um fundo azul com as informações sobre o evento.
PDF

Palavras-chave

Arquitetura
Ecletismo
Exotismo

Como Citar

RAMOS, Renato Menezes. O exotismo na arquitetura eclética do Rio de Janeiro. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 5, p. 347–354, 2009. DOI: 10.20396/eha.5.2009.4028. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4028. Acesso em: 22 jul. 2024.

Resumo

O presente trabalho pretende analisar a arquitetura Eclética a partir da reflexão acerca das definições dúbias presentes na historiografia da arquitetura, que diz respeito a sua classificação como gosto ou estilo. O ponto de partida será, portanto, a análise do fenômeno do exótico e da sensação de inusitado, tão presente e visualmente marcante no Ecletismo carioca. Para tanto, cabe compreender panoramicamente o seu desenvolvimento histórico. Este trabalho não pretende responder às questões levantadas, mas sim utilizá-las como fios condutores para outras reflexões e descontruções de conceitos.

https://doi.org/10.20396/eha.5.2009.4028
PDF

Referências

Caminhos da Arquitetura em Manguinhos / organização de Renato da Gama-Rosa Costa. – Rio de Janeiro: FIOCRUZ, Casa de Oswaldo Cruz, FAPERJ, 2003.

CARDOSO, Ciro Flamarion. As Casas Residenciais no Egito Faraônico. In.: História e Imagem. Francisco Cardoso Teixeira da Silva (Org.). – Rio de Janeiro: UFRJ, 1998.

CHOAY, Françoise. A Alegoria do Patrimônio; tradução de Luciano Vieira machado. – São Paulo: Estação Liberdade: Editora UNESP, 2001.

COLIN, Silvio. Uma Introdução à Arquitetura. – Rio de Janeiro: UAPÊ, 2000.

COLIN, Sílvio. Sobre o Ecletismo na Arquitetura (II) – O Desenvolvimento Histórico. 2004. Vivercidades-Revista, Teses. Disponível em:.

JANSON, H. W. História Geral da Arte, v. I. O Mundo Antigo e a Idade Média; [ Adaptação e preparação do texto para edição brasileira Maurício Balthazar leal]. – 2ª ed. – São Paulo: Martins Fontes, 2001.

PEREIRA, Sônia Gomes. Arte Brasileira no Século XIX. – Belo Horizonte: C/ Arte, 2008.

PEREIRA, Sonia Gomes. A Historiografia da Arquitetura Brasileira no Século XIX e os Conceitos de Estilo e Tipologia. 19&20 , Rio de Janeiro, v. II, n. 3, jul. 2007. Disponível em: <http://www.dezenovevinte.net/arte%20decorativa/ad_sgp.htm>.

RICCI, Cláudia Thurler. Ecletismo e Civilização. In.: Oitocentos – Arte Brasileira do Império à Primeira República / Organização Ana Maria Tavares Cavalcanti, Camila Dazzi, Arthur Valle. – Rio de Janeiro: EBA-UFRJ/Dezenovevinte, 2008.

RIO, João do. O Theatro Municipal do Rio de Janeiro. – Rio de Janeiro: cópia fac-símile, 1913.

SÁ, Marcos Moraes de. Ornamento e Modernismo: a construção de imagens na arquitetura. – Rio de Janeiro: Rocco, 2005.

SENDYNK, Fernando (org.). Guia da Arquitetura Eclética no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Urbanismo, Centro de Arquitetura e Urbanismo, Editora Casa da Palavra, 2001.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Downloads

Não há dados estatísticos.