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Precursor de um mundo sem sombras
No centro, ilustração de aparência antiga com um homem de vestes amarelas escrevendo com uma pena em um caderno, em frente à um armário de madeira. As partes superior e inferior da capa contém um fundo azul com as informações sobre o evento.

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Palavras-chave

Hergé
Escola franco-belga de quadrinhos

Como Citar

PIEDADE FILHO, Lúcio De Franciscis dos Reis. Precursor de um mundo sem sombras: o estilo de Hergé e a escola franco-belga dos quadrinhos. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 5, p. 332–336, 2009. DOI: 10.20396/eha.5.2009.4026. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4026. Acesso em: 10 out. 2024.

Resumo

As origens das histórias em quadrinhos remontam à civilização europeia, onde o aparecimento das técnicas de reprodução gráfica proporcionaram a união entre texto e imagem. No século XVIII, segundo Will Eisner, os artistas que lidavam com a arte de contar histórias, destinadas ao público de massa, procuraram criar uma linguagem coesa que servisse como veículo para a expressão de uma complexidade de pensamentos, sons, ações e ideias numa disposição em sequência, separadas por quadros.

https://doi.org/10.20396/eha.5.2009.4026
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Referências

Bibliografia

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Filmografia

TINTIM e eu. Direção (Tintim et moi): Anders Østergaard. Produção: Peter Bech et al. Entrevistadores: Numa Sadoul e Karin Mørch. Entrevistados: Hergé (imagens de arquivo), Michael Farr, Harry Thompson, Andy Warhol, Fanny Rodwell. Trilha sonora: Halfdan E. e Joachim Holbek: Angel Films “Tintin et moi”, 2004. Documentário (75min), son., color.; pb.

Internet

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