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Cenografia e paisagem urbana
No centro, ilustração de aparência antiga com um homem de vestes amarelas escrevendo com uma pena em um caderno, em frente à um armário de madeira. As partes superior e inferior da capa contém um fundo azul com as informações sobre o evento.
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Palavras-chave

Vale do Anhangabaú
Paisagem urbana
São Paulo
Cenografia urbana
Escultura

Como Citar

LOPES, Fanny. Cenografia e paisagem urbana: um estudo de caso na cidade de São Paulo. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 5, p. 275–281, 2009. DOI: 10.20396/eha.5.2009.4018. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4018. Acesso em: 10 out. 2024.

Resumo

Em 1935, o arquiteto Rino Levi se referia ao Vale do Anhangabaú como “um dos pontos mais cenográficos da cidade”. Exultava “a harmônica grandiosidade da obra humana e da natureza” reunida num recinto cuja história recente havia sido marcada por uma sucessão de vertiginosas intervenções, impulsionadas pela construção do primeiro Viaduto do Chá – inaugurado em 1892 – e que, por fim, levavam a substituição do Viaduto por um novo, que melhor coadunava com o ideal de modernidade da São Paulo industrial,
mas que guardaria em seu nome a memória dos anos em que o Vale era ainda povoado por chácaras nas quais se destacava a cultivo do chá.

https://doi.org/10.20396/eha.5.2009.4018
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Referências

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Copyright (c) 2009 Fanny Lopes

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