Alessandro Ciccarelli e Quinsac Monvoisin
No centro, ilustração de aparência antiga com um homem de vestes amarelas escrevendo com uma pena em um caderno, em frente à um armário de madeira. As partes superior e inferior da capa contém um fundo azul com as informações sobre o evento.
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Palavras-chave

América Latina
Arte e política
Século XIX

Como Citar

LIMA, Valéria Alves Esteves. Alessandro Ciccarelli e Quinsac Monvoisin: arte e política na América oitocentista. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 5, p. 259–268, 2009. DOI: 10.20396/eha.5.2009.4016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4016. Acesso em: 22 jul. 2024.

Resumo

A história da arte na América Latina, bem como o estudo do estatuto da imagem nos países de colonização ibérica, é indissociável das análises em torno da circulação e difusão de teorias, modelos e pessoas no continente, desde o período colonial. No século XIX, esse movimento está vinculado às estreitas relações entre arte e política, no momento de consolidação dos processos de independência e de afirmação de projetos de nacionalidade nos novos Estados. O presente trabalho procura desenvolver as idéias acima, acompanhando as trajetórias de dois artistas estrangeiros, cuja atuação foi de extrema significação para os contextos artísticos do Brasil e do Chile em meados do s. XIX: Alessandro Ciccarelli e Raymond A. Quinsac de Monvoisin.

https://doi.org/10.20396/eha.5.2009.4016
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Referências

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