O irrequieto Judas
No centro, ilustração de aparência antiga com um homem de vestes amarelas escrevendo com uma pena em um caderno, em frente à um armário de madeira. As partes superior e inferior da capa contém um fundo azul com as informações sobre o evento.
PDF

Palavras-chave

Mestre Ataíde
Iconografia
Estampas
Gravuras

Como Citar

LEITE, Pedro Queiroz. O irrequieto Judas: uma questão iconográfica na pintura de Ataíde. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 5, p. 233–244, 2009. DOI: 10.20396/eha.5.2009.4014. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4014. Acesso em: 22 jul. 2024.

Resumo

As pesquisas que realizamos há alguns anos têm como objetivo compor um inventário dos livros com estampas, ou mesmo das gravuras avulsas, que circularam em Minas Gerais entre meados do século XVIII e as primeiras décadas do XIX. Para tal, selecionamos como fundos de pesquisa prioritários os acervos, públicos e privados, existentes nas cidades de Ouro Preto e Mariana, por serem estas as principais concentrações urbanas da capitania no período em recorte.

https://doi.org/10.20396/eha.5.2009.4014
PDF

Referências

ARGAN, Giulio Carlo. Imagem e persuasão: ensaios sobre o barroco. Tradução: Maurício Santana Dias. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

BORHER, Alex. Um Repertório em reinvenção: apropriação e uso de fontes iconográficas na pintura colonial mineira. In Barroco, nº 19. Belo Horizonte: centro de Pesquisas do Barroco Mineiro, 2005.

CUNHA, Lygia Fonseca Fernandes da. Oficina Tipográfica, Calcográfica e Literária do Arco do Cego – Lisboa: estampas. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 1976.

HIND, Arthur M. A History of engraving & etching from the 15th century to the year of 1914. 3ª ed. rev. e ampl. Nova Iorque: Dover, s.d. JARDIM, Luiz. Pintura e escultura I. São Paulo: FAUSP/ MEC/ IPHAN, 1978. (Textos Escolhidos da Revista do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 7).

JATTA, Bárbara. Francesco Bartolozzi: desenhos de um gravador. Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga, 1996.

LAVATER, Gaspard. L’Art de connaitre les hommes par la physionomie: Nouvelle édition, corrigée et disposée dans un ordre plus méthodique; précédée d’une Notice historique sur l’Auteur; augmentée d’une Exposition des recherces ou des opinions de La Chambre, de Porta, de Vamper, de Gall, sur la physionomie; d’une Histoire anatomique et physiologique de la face, etc.; par M. MOREAU (de la Sarthe), Professeur à la Faculté de médecine de Paris; Ornée de plus de 600 gravures, dont 82 coloriées et exécutées sous l’inspection de M. VINCENT, peintre, membre de l’Institut. Paris: Depélafol, 1820.

LEITE, Pedro Queiroz. Em Busca das Fontes: Ataíde e os livros estampados dos séculos XVIII e XIX. In Anais do IV Encontro de História da Arte. Campinas: Unicamp, 2008.

LEITE, Pedro Queiroz. Imagem Peregrina: a sobrevivência de uma estampa entre fins do século XVIII e meados do XIX. In Anais do II Encontro Nacional de Estudos da Imagem. Londrina: UEL, 2009.

LEVY, Hanna. Modelos europeus na pintura colonial. In Revista do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, n°. 8. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Saúde, 1944.

LIMA, Henrique de Campos Ferreira. Princesas artistas: as filhas de el-rei D. José. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1925.

MACHADO, José Alberto Gomes. André Gonçalves. Pintura do barroco português. Lisboa: Estampa, 1995.

MENEZES, Ivo Porto de. Uma releitura da trajetória do pintor marianense. In: CAMPOS, A. A. (Org.). Manoel da Costa Ataíde: aspectos históricos, estilísticos, iconográficos e técnicos. Belo Horizonte: C/Arte, 2005.

MISSALE ROMANUM, EX DECRETO SACROSANCTI CONCILLI TRIDENTINI RESTITUTUM; S. PII V. PONT. MAX. JUSSU EDITUM; CLEMENTIS VIII. ET URBANI VIII. AUCTORITATE RECOGNITUM; ET CUM MISSIS NOVISSIMÈ PER SUMMOS PONTÍFICES ENARRATIS, & UNIVERSIS DITIONIBUS FIDELISSIMORUM LUSITANIA REGUM HUC USQUE CONCESSIS, NUNC IN HAC EDITIONE LOCUPLETATUM. Lisboa: Tipografia Régia, 1797.

PANOFSKY, Erwin. Significado nas artes visuais. Tradução: Maria Clara F. Kneese e J. Guinsburg. 2ª ed. São Paulo: Perspectiva, 1989.

RACZYNSKI, Atanazy. Dictionnaire historico-artistique du Portugal pour faire suite à l'ouvrage ayant pour titre Les arts en Portugal. Paris: Jules Renouard, 1847. In http://purl.pt/6391. Acessado em 19/01/2009

SILVA, Áurea Pereira da. Notas sobre a influência da gravura flamenga na pintura colonial do Rio de Janeiro. In Barroco, nº. 10. Belo Horizonte: UFMG, 1979.

SOBRAL, Luís de Moura. Do Sentido das Imagens: ensaios sobre a pintura barroca portuguesa e outros temas ibéricos. Lisboa: Estampa, 1996.

VASARI, Giorgio. Le Vite delle più eccellenti pittori, scultori ed architettori. In: http://biblio.signum.sns.it/vasari/consultazione/Vasari/indice.html. Acessado 23/06/2009.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2009 Pedro Queiroz Leite

Downloads

Não há dados estatísticos.