A representação fotográfica do idoso em hospitais psiquiátricos no século XX
No centro, ilustração de aparência antiga com um homem de vestes amarelas escrevendo com uma pena em um caderno, em frente à um armário de madeira. As partes superior e inferior da capa contém um fundo azul com as informações sobre o evento.
PDF

Palavras-chave

Representação fotográfica do idoso
Hospitais psiquiátricos
Fotografia
Século XX
Loucura

Como Citar

GONÇALVES, Tatiana Fecchio C. A representação fotográfica do idoso em hospitais psiquiátricos no século XX: Luciano D´alessandro, Leonid Streliaev e Claudio Edinger. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 5, p. 203–208, 2009. DOI: 10.20396/eha.5.2009.4008. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4008. Acesso em: 22 jul. 2024.

Resumo

Em algumas imagens fotográficas realizadas em Hospitais psiquiátricos do século XX, identificamos pessoas idosas. Estas imagens, por seu caráter referencial, acusam a presença de idosos internados. Ao mesmo tempo, o fato de serem construídas por um sujeito fotógrafo em seu papel de autor, evidenciam maneiras específicas destes sujeitos em seus contextos culturais de compreender e se relacionar com estes sujeito (louco/idoso) ou conceito (loucura/velhice). Utilizando a análise formal e iconográfica de três fotografias realizadas por diferentes fotógrafos ao longo do século XX, esta apresentação vai mostrar como elementos de representação do idoso se somam aos da loucura na constituição de representações que em função dos elementos que articulam denotam 1. a identificação da loucura com o selvagem e potente da natureza, 2. a identificação da loucura e da velhice com a melancolia, 3. a animalidade, materialidade e decadência dos corpos e 4. formas ambivalentes de relação frente à estrutura institucional psiquiátrica.

https://doi.org/10.20396/eha.5.2009.4008
PDF

Referências

GILMAN, Sander L.. Seeing the Insane. New. York: John. Wiley, 1982.

KLIBASNSKY, Raymond; PANOFSKY Erwin and SAXL, Fritz. Saturn and Melancholy: Studies in the History of Natural Philosophy, Religion and Arti. London: Nelson, 1964 .

KROMM, Jane. The Feminization of Madness in Visual Representation In Feminist Studies, Vol. 20, No. 3 (Autumn, 1994), pp. 507-535.

KROMM, Jane. The Art of Frenzy: Public Madness in the Visual Cuture of Europe, 1500-1850 (London.Nova York: Continuum, 2002).

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2009 Tatiana Fecchio C. Gonçalves

Downloads

Não há dados estatísticos.