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Reflexões sobre a experiência corporal e a noção de externalidade na obra de arte
No centro, ilustração de aparência antiga com um homem de vestes amarelas escrevendo com uma pena em um caderno, em frente à um armário de madeira. As partes superior e inferior da capa contém um fundo azul com as informações sobre o evento.
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Palavras-chave

Experiência corporal
Externalidade
Obra de arte e espaço
Hélio Oiticica
Richard Serra
Robert Morris

Como Citar

OLIVEIRA, Ana Marcela França de. Reflexões sobre a experiência corporal e a noção de externalidade na obra de arte. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 5, p. 173–175, 2009. DOI: 10.20396/eha.5.2009.4003. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4003. Acesso em: 7 out. 2024.

Resumo

O entrelaçamento entre obra de arte e espaço real foi relevante em diversas manifestações artísticas das vanguardas moderna e contemporânea. O desdobramento da obra no espaço-tempo do mundo trouxe uma série de implicações que passam a ser pensadas no âmbito da externalidade, uma vez que a significação desses trabalhos se dá na realidade tangível. E devido a essa abertura da poética artística à espacialidade, as hierarquias são dissolvidas e niveladas à superfície dos acontecimentos no campo da vida e, portanto, na atualidade.

https://doi.org/10.20396/eha.5.2009.4003
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Referências

MERLEAU-PONTY, M. O Entrelaçamento – o quiasma. In: O visível e o invisível. São Paulo: Perspectiva, 2007.

MERLEAU-PONTY, M. O olho e o espírito. In: Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1975.

MORRIS, Robert. O tempo presente do espaço. In: Escrito de artistas: anos 60/70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.

OITICICA, Hélio. Aspiro ao Grande Labirinto. Rio de Janeiro: Rocco, 1996.

SERRA, Richard. Deslocamento. In: Escrito de artistas: anos 60/70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.

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Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2009 Ana Marcela França de Oliveira

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