Resumo
Em 1988, o historiador da arte alemão Horst Bredekamp publica um livro sobre o quadro A Primavera de Sandro Botticelli (1445 – 1510). Trata-se de um dos quadros mais discutidos dentro dos estudos de história da arte. Ao longo do século XX, este quadro foi submetido a diversas análises, muitas das quais seguiam os rastros de um estudo realizado no final do século precedente. Quando, em 1891, Abraham Moritz Warburg realizou sua tese de doutoramento a respeito dos quadros O Nascimento de Vênus e A Primavera, apresentada à Universidade de Estrasburgo. Nitidamente influenciados pelas teses de Warburg, mas detentores de suas próprias concepções, Ernst Gombrich e Edgar Wind, dois grandes expoentes da história da arte no século XX, expuseram seus estudos sobre A Primavera. As interpretações destes estudiosos, que inserem o quadro dentro de uma filosofia neoplatônica, durante anos representaram as mais bem aceita e mais provável para o quadro de Botticelli. A descoberta e publicação, no entanto, de novos documentos tornou sem fundamento a interpretação de Gombrich, que estabelecia a data de 1477 para a criação de A Primavera. Quanto à interpretação de Wind, esta encontrou um forte e contundente adversário na crítica e interpretação de Bredekamp.
Referências
BREDEKAMP, H. Botticelli, La Primavera: Florencia como jardín de Venus. Cidade do México: Siglo Veintiuno Editores, 1995.
D’ANCONA, M. L. Botticelli’s Primavera: A botanical interpretation including astrology, astrology, alchemy and the Medici. Florença, 1983.
GOMBRICH, E. H. Botticelli’s mythologies. A study in the neo-platonic symbolism of this circle. JWCI, vol. 8, 1945, pp. 7-60.
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Copyright (c) 2009 Gustavo Campos de Carvalho